Igreja Matriz de Santana.

A restauração da Igreja Matriz de Santana é uma realidade cada vez mais próxima para a comunidade de Santana de Patos. Isso porque, na última semana, foi iniciada a elaboração do projeto básico e executivo das obras que serão realizadas no local. A equipe técnica da empresa MGTM, responsável pelo projeto, esteve no distrito onde está sediado o templo religioso para realizar estudos preliminares. O trabalho está dividido em duas etapas: diagnóstico de aspectos relacionados à estrutura da construção e restauração da igreja.

Na primeira fase, será realizado trabalho de engenharia cujo objetivo é atestar a solidez da edificação, verificando estrutura, fundação, telhado e paredes. Também serão elaborados projetos complementares, tais como projeto hidráulico, elétrico e de incêndio, os quais são necessários para a posterior reabertura da matriz. A segunda fase corresponde à execução das obras de recuperação da igreja.

O projeto básico e executivo é muito importante para o processo, porque, por meio dele, será possível estimar o custo total da obra de restauração e estabelecer o cronograma das intervenções necessárias à reabertura da igreja, que representa um dos berços da tradição de Patos de Minas e da região do Alto Paranaíba.

A presidente da Associação Cultural e Educacional Santa Terezinha (Acest), Aline Cardoso de Faria, explicou que “os serviços de recomposição do telhado e do forro já executados anteriormente terão que ser revisados, pois, em razão da ausência de um projeto básico e executivo, não foi identificado e resolvido o principal problema da construção que é a consolidação da estrutura e o reforço dos pilares de sustentação da igreja".

Ela ainda acrescentou que o processo de restauração só terá resultado satisfatório e evitará desperdício de recursos se as orientações técnicas especificadas no projeto forem seguidas. Aline Cardoso também registrou a importância do apoio da comunidade de Santana de Patos nas iniciativas organizadas em prol das obras de restauração. "O envolvimento da população local está sendo fundamental nas ações de arrecadação de fundos", destacou a presidente da Acest.

A previsão de entrega do projeto básico e executivo elaborado pela MGTM é de 90 dias. Após sua apresentação e aprovação, o início da obra dependerá apenas do aporte de recursos públicos, dos órgãos de fomento, da Mitra Diocesana, da comunidade e da iniciativa privada.

Pessoas interessadas em acompanhar os trabalhos de restauração da Igreja Matriz de Santana podem acessar a página da Acest no Facebook ou o canal da associação no YouTube, onde são publicados vídeos e curiosidades sobre o distrito de Santana de Patos.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas