349669 2216 Ok
Publicado em 13/05/2017
Compartilhe:

Estudantes do IFTM escrevem livro e apresentam mostra valorizando o talento artístico

A escolha das melhores performances foi feita pelas juradas Gláucia Helena Braz, Cristina Matos Silva e Dias e Lúcia Corrêa de Fátima Magalhães.

Os alunos do IFTM fizeram diversas apresentações.

No meio da semana, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Patos de Minas, lançou, no Teatro Leão de Formosa, o livro IFTM em Verso e outros gêneros textuais, uma coletânea, organizada pela professora de Português Andréa Cristina de Paula, que reúne textos, produzidos em 2016 pelos estudantes do 1º e 2º anos dos cursos técnicos em Eletrotécnica e em Logística integrados ao Ensino Médio. A produção da coletânea e a realização do evento de celebração da entrega da obra, intitulado Traços, Sons e Movimento, fazem parte do projeto de extensão que recebe o mesmo nome do livro, cujo principal objetivo é incentivar a prática de leitura e escrita de diferentes gêneros textuais, além de ampliar o arcabouço intelectual e cultural dos estudantes, por meio de ações voltadas para o desenvolvimento de atividades artísticas diversificadas.

Com esse fim, o lançamento do livro, realizado na quarta-feira (10), houve o II Concurso de Declamação de Poema intercalado a outras atrações artísticas preparadas pelos próprios alunos, envolvendo dança, canto e teatro. Dos participantes inscritos no concurso, a dupla Saulo Soares Júnior e Alysson Dartagnan Rocha Gomes conquistou o terceiro lugar, interpretando o poema “Versos tortos”; Lara de Castro Lucas ficou em segundo, recitando o poema “A falta de uma despedida”; e as irmãs gêmeas Estefany Amorim Viana de Castro e Yasmin Amorim Viana de Castro encantaram a todos declamando a poesia “Inspiração”, alcançando o primeiro lugar – todos os textos são de própria autoria dos participantes do concurso. As três primeiras colocações foram premiadas respectivamente com troféu e a quantia de 100,00 (1ª colocação), medalha de prata (2º lugar) e bronze (3ª colocação). A escolha das melhores performances foi feita pelas juradas Gláucia Helena Braz, Cristina Matos Silva e Dias e Lúcia Corrêa de Fátima Magalhães.

Ao final do evento, cada um dos estudantes envolvidos no projeto recebeu um exemplar do livro, cuja capa foi interdisciplinarmente inspirada em produção artística (desenho) desenvolvida pelo discente Thales Junio Pereira de Avelar, do 2º ano do curso de Eletrotécnica.

Segundo Andréa, é necessário que eventos e projetos como esse sejam incentivados nas instituições de ensino para que haja uma melhor integração entre os alunos e maior incentivo às atividades realizadas pelos discentes, visto que o educando, além de ter a oportunidade de ver seu texto publicado em livro, também garante a chance de revelar talentos antes desconhecidos, como para a arte da fotografia – todas as imagens do vento e as fotos que constam na coletânea foram produzidas por estudantes do IFTM.

A professora declara ainda que, devido ao empenho dos alunos e à recepção positiva que o projeto extensionista obteve da comunidade interna e externa do Instituto, o projeto será novamente desenvolvido em 2018.

Imagens atualizado em 13/05/2017 • 91 fotos

Fonte: Ascom IFTM

Clínica Impar - Início: 21-08-17
Postado em 13/05/2017
Compartilhe:

4 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Andréa Cristina de Paula | 6 meses, 1 semana atrás

    É realmente gratificante ver o desenvolvimento dos nossos alunos tanto no que se refere às habilidade de ler e escrever com proficiência quanto no que tange às ações voltadas para as atividades artísticas que esses estudantes executam com tanta maestria. Parabéns a todos aqueles que prestigiaram o evento Traços, Sons e Movimento, seja dançando ou interpretando canções de diferentes estilos, seja tocando variados instrumentos ou declamando textos poéticos maravilhosos e de própria autoria; ou mesmo apenas participando como apreciadores de tais linguagens artísticas. Alunos e membros envolvidos no projeto IFTM em verso e outros gêneros textuais merecem aplausos pelo belo trabalho - nem sempre reconhecido como deveria, é verdade, mas, ainda assim, inegavelmente belo!

    2 0 Responder

  • Parabéns, IFTM! | 6 meses, 1 semana atrás

    Os cursos do IFTM são técnicos mas estão dando um show em muitos cursos superiores por aí. O curso de logística, por exemplo, dá de 10 nos cursos de administração que temos por aqui. Parabéns ao IFTM pelo altíssimo nível de ensino!

    3 0 Responder

  • Gláucia Helena Braz | 6 meses, 1 semana atrás

    Parabéns, professora Andréa, por esse evento maravilhoso, por incentivar além da escrita e da leitura, o aprimoramento cultural dos alunos. Que venham outros projetos nos próximos anos!

    7 0 Responder

  • 100% Truvão azul | 6 meses, 1 semana atrás

    Só filé....

    2 3 Responder