Estudantes do IFTM e da UFU fazem protesto no centro de Patos de Minas contra os cortes na educação

A intenção é sensibilizar o Governo Federal para não promover os cortes na educação.

publicado em 15/05/2019, por Farley Rocha


Os alunos do IFTM protestaram pela manhã e os universitários da UFU pela tarde.

Estudantes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM – e da Universidade Federal de Uberlândia-UFU- fizeram manifestos nesta quarta-feira (15) em Patos de Minas. Os alunos do IFTM protestaram pela manhã e os universitários da UFU pela tarde. A intenção é sensibilizar o Governo Federal para não promover os cortes na educação. Eles alegam que o contingenciamento das verbas para instituições federais anunciado pelo Ministério da Educação, pode comprometer a educação no país.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Os estudantes levaram cartazes e, com palavras de ordem, tentaram sensibilizar as pessoas que passavam pelo local para a causa da educação. Nathane Barbosa e Maria Gabriella Gomes, estudantes do IFTM de Patos de Minas, ressaltaram a qualidade do ensino que é oferecido pela instituição e a preocupação com o corte de verbas. As manifestações contra os cortes na educação acontecem nos quatro cantos do país. Em Patos de Minas, os estudantes da UFU também realizam protesto.

Os estudantes da UFU também realizaram um protesto. À tarde, universitários se reuniram na frente do campus na Avenida Getúlio e, para sensibilizar o Governo Federal, mostraram um pouco do trabalho que é desenvolvido dentro da universidade. Vários cartazes foram afixados do lado de fora do prédio mostrando todo conhecimento desenvolvido na instituição. Com cartazes, os estudantes também foram para o semáforo e apresentaram para a sociedade a importância da educação.

O professor Laurence Amaral, professor de computação, ressaltou que os cortes irão prejudicar muito o ensino. Ele destacou que a universidade pública é responsável por desenvolver muito do conhecimento que ajuda toda a sociedade. Ele citou o desenvolvimento do Kit para prognóstico do câncer de ovário que está em fase final para já beneficiar a sociedade. Ele explicou que empresas privadas não tiveram interesse nesse desenvolvimento porque não gerariam o lucro esperado.

O professor do curso de biotecnologia, Guilherme Ramos Oliveira e Freitas, também defendeu a manutenção dos recursos. Ele disse que a área da educação já vem sofrendo contingenciamento há alguns anos, mas este é o maior deles o que causará o impacto muito grande principalmente no desenvolvimento de pesquisas. Ele destacou que atualmente está pesquisando sobre os 4 tipos de vírus da dengue para ajudar no combate desta epidemia. “O diagnóstico hoje é apenas de dengue, mas há 4 tipos”, informou.

Guilherme disse que, com os cortes, não terão insumos podendo interromper as pesquisas no próximo semestre. O coordenador do curso de biotecnologia, Aulus Barbosa, destacou que a verba que está sendo cortada vai prejudicar até mesmo o pagamento do aluguel, luz, água e também a construção do campus. “Os alunos estão mostrando as pesquisas comprovando ser falso o discurso de que os alunos não fazem nada. Há dois cursos de mestrado, os únicos do Alto Paranaíba. A sociedade precisa de saber. São alunos que não tem condições de pagar uma faculdade”, frisou.

O aluno do curso de mestrado, Willian Elias Paulino, enfatizou que os alunos necessitam das bolsas porque o estudo é integral e isso tem sido cortado. Ele disse que os universitários trabalham com projetos importantes para toda a sociedade e que o mercado não vê interesse. As universitárias do curso de biotecnologia Sabrina Cristina Guedes e Isabela Pironeli destacaram que o curso é bastante prático e precisam dos reagentes para desenvolver os estudos. Elas disseram que o intuito é sensibilizar o Governo Federal e não afrontar quem quer que seja.

Imagens atualizado em 15/05/2019 • 49 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 15/05/2019
Compartilhe:

111 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • ESTOU AQUI PRA RIR | 3 meses, 1 semana atrás

    Estou impressionado com a quantidade de pessoas nesse protesto,pra mim não passam de um bando de desocupados e baderneiros.

    63 17 Responder

    hahahah 3 meses, 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

  • Uma pessoa comum | 3 meses, 1 semana atrás

    Não haverá corte, haverá contingenciamento, o qual poderá ser revisto no caso da melhoria da economia do país. Esse contingenciamento já estava previsto em 20%, foram acrescentados apenas mais 10%, totalizando esses 30% tão polêmicos. Ele não será feito no valor total das verbas, mas sim nas verbas discricionárias, aquelas que a instituição tem liberdade para destinar pra onde achar melhor. Serão em média 3.6% do valor total do orçamento. Já vi várias entrevistas do povo falando que vai ficar sem dinheiro pra água, luz, pesquisas, e bla bla bla. Por favor né gente, temos internet, só vira massa de manobra política quem tem preguiça de buscar a verdade dos fatos. E outraaa, o Ministro da Educação já disse que aquelas instituições que sentirem que serão prejudicadas pesquisas e trabalhos essenciais para a sociedade, é só o responsável entrar em contato com o MEC e apresentar as contas, pronto !! Se as contas baterem e for comprovada a necessidade de mais verba para um determinado assunto, será liberada!

    62 12 Responder

    Hromeu - 3 meses, 1 semana atrás

    exatamente!!!!!!!!!! mas o povo só assiste a globo, e essa globo entra na mente desses coitados.... a maioria não sabe nem oque está falando

    48 7

    aluna 3 meses, 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Gato Selvagem 3 meses, 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

  • frank | 3 meses, 1 semana atrás

    as pessoas alem de cegas, são burras, as contas não fecham, se não tem dinheiro, vai pagar como, alguem me explica, concordo que tem que parar com a corrupção, tirar a robalheira, e procurar os meios para poder diminuir os gastos publicos, agora ptista é cego e burro, eles roubaram e maquiaram as dividas para parece que ta tudo bem, o boisonaro tambem é doido, louco de pedra, fala cada asneira, porem passou da hora de mudar, temos que tentar outra coisa, se não der certo dira de lá, a globo ta numa campanha contra o boisonara, pq estão cortando as mamatas deles, a reforma da previdencia, ninguem sabe o que realmente é verdade. ontem vi umas duas materias na globo, que pelo amor de deus, tem é que rir, os manifestantes, tudo vagabundo, cara de maconheiro, cara de filho de papai e vem querer pagar de pobre.

    60 11 Responder

    Ze5 - 3 meses, 1 semana atrás

    E porque não se tira das regalias dos politicos? Porque ainda liberam 1 bi em emendas para a previdencia ser aprovada? E olha que não sou 'ptista'

    11 9

    valdo - 3 meses, 1 semana atrás

    e aonde vc viu q liberou 1 bi pra aprovar isso? E no mais, esses politico ladrão so funciona na base da proprina. Se tiver q pagar os 1bi, é menos mal do q deixar eles enronlando e n aprovando o negocio. enquanto o povo so se fode realmente. Presidente n aprova nada sozinho, e no caso do bolsonaro, ela ta completamente so nesse jogo. So doente mental que n entende, e acha q ele ta é fazendo um mal governo. Na hora q o pt voltar vcs acham q não irão inventar uma nova preividencia? E pior. providencia nova essa, que ai sim, não vai tirar as regalias de politicos. Duvido pt lançar uma previdencia que coloca deputado aposentando com 5 mil de teto. Mas como ser esquerdista é paz a mor. Vão todos baixar a cabeça e aceitar. BURROS DE CARGA.

    7 7

    valdo - 3 meses, 1 semana atrás

    volto atraves deste pois li agora meu comentario, as palavras que ficaram escritas com letras erradas, ou faltando... Se vcs ai q "lutam" pela educação, tiverem o minimo de capacidade de leitura. Irão entender. Caso contrario. O corte é mesmo necessário.

    2 4

  • Chico Luka | 3 meses, 1 semana atrás

    Infelizmente para quem conheceu a escola pública do passado, o quanto era eficiente, onde aprender efetivamente e se qualificar para o futuro era o principal objetivo e ver as qualidades das escolas públicas atuais, com alunos totalmente desinteressados, professores desqualificados, despreparados, desinteressados e sem compromisso algum com o futuro dos alunos, a gente entende o que o governo está querendo. Nós pagadores de impostos, estamos financiando faculdades em que os professores são partidários e usam os alunos para expandir o comunismo medíocre. Podemos ver nas manifestações pelo Brasil a fora o tipo de bandeira que estão entre os manifestantes. Estão igual presos quando cortam a visita, se rebelam.

    58 9 Responder

  • saudação a mandioca | 3 meses, 1 semana atrás

    como não teve 30 conto e nem pão com mortadela com ki suco. não dar de paga de idiota útil

    51 15 Responder

    apenas alguém 3 meses, 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    apenas alguém 2 3 meses, 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

  • Jota | 3 meses, 1 semana atrás

    "idiotas úteis e massa de manobra."

    47 42 Responder

  • Ana | 3 meses, 1 semana atrás

    Hummm as Federais e Institutos querem mais dinheiro, o problema é que os gestores não sabem gerenciar o dinheiro, vamos ao exemplo , a UnB tem um monte de prédios inacabados no campus há anos , são erros de projeto, superfaturamento e por aí vai....já o IFB tem campus em excesso , inclusive faltam alunos , sem contar um gigantesco prédio do IFB na 610 norte , terá que ser demolido está condenado por culpa dos próprios gestores do IF , tudo tem que ser mudado e avaliado , parem de chororô, é dinheiro demais.....

    42 29 Responder

    titu - 3 meses, 1 semana atrás

    gasta demais é? se você não sabe a realidade que os cara enfrenta é melhor ficar calada e ir ...

    16 33

    Janine - 3 meses, 1 semana atrás

    Antes de falar que é dinheiro demais, entra na realidade de um Instituto Federal pra só depois, vir afirmar com tanta certeza.

    18 24

    Gail - 3 meses, 1 semana atrás

    O investimento é sim muito, mas como disse, é investimento. Eu não sei se você leu a reportagem ou se viu as entrevistas, mas são custeadas pesquisas importantes para a sociedade em geral, e não apenas para uma pessoa. Caso você não entenda a importância que isso tem para um país, a convido a estudar mais sobre a terceira revolução industrial, claro, sem esquecer que os tecnopolos brasileiros são as universidades/institutos federais.

    23 9

  • Caixeta | 3 meses, 1 semana atrás

    Bolsonaro quer acabar com a educação pública. Parabéns a todos pelas manifestações. Nós vamos resistir. Fórmula da ignorância: B17

    40 38 Responder

  • Eu | 3 meses, 1 semana atrás

    Onde comem sete, comem dez, não é corte, apenas fazendo alguns ajustes porque estava "tudo nas coxas". É isso aí meu presidente, "vamu que vamu".

    40 27 Responder

    Estudante 3 meses, 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    PAI DO ESTUDANTE - 3 meses, 1 semana atrás

    É APENAS UM AJUSTE, É O PRESIDENTE ESTA MAIS QUE CERTO MESMO, SE NÃO TEM DINHEIRO, TEM QUE CORTAR... UM AVISO A NOVA GERAÇÃO AI... VCS ESTÃO MUITO CHEIO DE MIMI, SEJAM REALISTAS... PARA VCS CRIADOS SEM LIMITES, QUALQUER REGRA OU LIMITES GERA UMA PEQUENA REBELDIA..

    12 9

  • Aluna | 3 meses, 1 semana atrás

    Eu sou de Patos de Minas, nascida e criada a vida inteira aqui. Estudei em escolas estaduais de bairro a minha vida toda. E nunca me senti capaz de estudar, apesar do esforço dos bons professores que vez ou outra encontrava nas escolas, que me fizeram perceber que eu realmente GOSTO de estudar, não achava que poderia algum dia fazer um curso de graduação. Comecei a trabalhar cedo, antes de me formar no ensino médio, e aqui em Patos na época, a UFU estava em fase de implantação, me restava apenas tentar trabalhar e estudar para ou pagar uma mensalidade ou conseguir bolsa nas particulares da cidade. Trabalhei por muito tempo com essa meta. Mas como não sou de família rica, vez ou outra a poupança pra faculdade ia para outra despesa. Hoje faço UFU a quase 3 anos, e sou impressionada com o quanto a educação realmente transforma. Hoje percebi que sou capaz, faço, além das disciplinas do meu curso de engenharia, pesquisa, atividades de ensino e extensão. Sou extremamente grata por essa instituição. Fiz questão de vir dar este depoimento para tentar dar luz àqueles que se prendem ao discurso de que "universidade federal é só para rico", não é, ela é para todos, basta querer, eu não sou a excessão a regra, quero reforçar, são vários alunos assim como eu de origem simples que estão tendo sua chance de estudar . Ela beneficia a todos com pesquisas e atividades de extensão. Ela é de todos! Parem de ignorância e abracem essa instituição que luta e faz tanto pela sociedade!

    39 7 Responder

    Bruxo - 3 meses, 1 semana atrás

    Concordo integralmente contigo. Tenho as mesmas origens e com muito esforço e dedicação consegui cursar universidade pública - e isso nos anos de 90, antes de se falar em cotas, inclusão, etc. Apesar de não concordar, precisamos tentar entender esse discurso de que “universidade pública é só para rico”. Temos que ver o contexto histórico. Em verdade, prefiro chamar de alunos de escolas públicas e particulares ao invés de pobres e ricos. Quando ingressei na universidade pública, essa ideia era bastante válida, pois raros eram os alunos oriundos de escolas públicas, a maioria esmagadora vinha de boas e caras escolas particulares... conheci poucos com origens similares às minhas (escolas publicas). Hoje vejo que isso vem mudando e a cada fase existem mais alunos vindo das escolas públicas, porém, a maioria, especialmente em cursos mais cobiçados, ainda vêm das boas e caras escolas particulares. Fato é que sendo de escola pública ou particular, o esforço, a dedicação e o entusiasmo sempre será o maior diferencial. Eu, a “ALUNA”, e conheço vários outros exemplos, somos a prova viva disso. Em tempo, penso que o ensino público (básico, médio e superior) deve ser repensado, mas deixo isso para outro comentário.

    13 3

    Ricardo - 3 meses, 1 semana atrás

    Ai vem o bolsoiguita,e diz que somos massa de manobra,imbecis uteis,nao votei em ninguem,muito menos nesse Asno ai,pois ja tinha uma leirura exatamente pertinente as declaraçoes atuais,tenho medo ? quando começar a dar esses tipos de declaraç?es em desfavor a governantes de outros paises,vai chover bomba aqui.e outra,nao sou de nenhum partido sou Brasileiro e esse tipo de atitude desgasta qualquer relacionamento,depois dessa acabou a esperança de que o Brasil sai do atoleiro,o prejuizo sò aumenta,fora as provas de enrequecimento exarcebado do filho Flavio Bolsoiguitinha.apartamento comprado por 140.000 e 5 meses depois vendido a 550.000,,lucro de quase 300 %.e ele em Dallas nosUSA com jorge w Bucha pura.Que pais ? esse?? a p......do Brasil.

    1 7

  • Bigorna | 3 meses, 1 semana atrás

    E infelizmente os bons, sérios e de e de administração competente e responsáveis como o de Patos, vai ter de pagar pelo absurdos que acontecem no pais, principalmente nas capitais, onde até a prostituição, pouca vergonha e bandalheira, prospera absurdamente. O Governo tem de cortar gastos destes porcariada mesmo, nestes grandes centros as faculdades viraram um antro de pouca vergonha, pago com nosso dinheiro, com este pessoas do PT.

    37 34 Responder

    Janine - 3 meses, 1 semana atrás

    Você deveria agradecer aos Institutos Federais e principalmente às Universidades por darem educação de qualidade excelente, e por fazerem grandes descobertas na ciência que ajudam muitas pessoas, inclusive você. Te falta sensatez e pelo menos um pingo de inteligência e gratidão.

    24 15

    Carluxo - 3 meses, 1 semana atrás

    Bigorna, você poderia ter ido dormir sem essa paulada, né? Mas tinha que vir passar vergonha na WEB. Governo bom é o do Bozo, né? Laranjal, milícianos amigos, Queiroz sumido, armas nas ruas e por aí vai. Sem contar a inteligência do homem. Não sabe improvisar um discurso de 1 minuto nem ler um teleprompt de 2. Vá catar lata sô.

    13 20

    Fernando - 3 meses, 1 semana atrás

    Ainda bem que você tirou Patos da mira dessa metralhadora! As que vemos por aí são sim, uma vergonha. Só não vê os idiotizados!

    3 1

  • Aluno | 3 meses, 1 semana atrás

    Aluno é tudo igual. Adoram essas coisas pra faltar de aula. Não podem ver uma oportunidade de matar aula que estão dentro, nem sabem porque estão aí.

    37 21 Responder

  • Toninho | 3 meses, 1 semana atrás

    Esses não sabem o preço de nada, nunca trabalhou pra comprar algo, capaz que nem sabe o que estão fazendo. ????????????????????????????

    36 10 Responder

  • Dário | 3 meses, 1 semana atrás

    Os eleitores do coiso ainda estão acreditando nas fake News até hoje, esse desgoverno vai levar o Brasil ao fundo do poço. Pede pra sair Jair, urgente!

    35 43 Responder

  • Pedro Pedreira | 3 meses, 1 semana atrás

    Essa greve dos estudantes eles vão paralisar o que? Parar de dormir na aula, parar de fumar maconha ou parar de ficar pelados ?

    31 12 Responder

    santa - 3 meses, 1 semana atrás

    ta ai falando ... pq é um ... desempregado que vive as custas da mamae ... seu ... aprenda a respeitar, se vc nao conhece o motivo dos protestos fique calado irmao

    3 2

    eu - 3 meses, 1 semana atrás

    Você já presenciou alguma aula ou sequer frequentou nem que seja por um dia algum instituto federal ou universidade da mesma instância ? Informe-se primeiro se em alguma delas há atitudes como estas que você afirma que existe, somos apenas estudantes em busca de educação de qualidade para que possamos ajudar pessoas como você ! Não diga o que não sabe.

    3 2

    Ze - 3 meses, 1 semana atrás

    Dor de cotovelo pq não conseguiu entrar hahahahha os incopetentes invejesos com olho gordo

    2 0

  • luciano | 3 meses, 1 semana atrás

    NÃO HAVERÁ CORTES! O QUE HAVERÁ É MAIOR RIGOR NA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS INSTITUIÇÕES QUE RECEBEM DINHEIRO PÚBLICO, TERÃO QUE PROVAR ONDE GASTAM TANTO DINHEIRO RECEBIDO. DINHEIRO ESSE QUE VEM DOS IMPOSTOS DOS TRABALHADORES, DE QUEM REALMENTE SUSTENTA ESSE PAÍS. A MAMATA ACABOU, VÃO TRABALHAR BANDO DE COME E DORME!

    28 18 Responder

    APP - 3 meses, 1 semana atrás

    É só fazer arminha, que resolve. Faz arminha igual ao Queiroz e ao Flávio Bolsonaro.

    9 25

    fato - 3 meses, 1 semana atrás

    O povo não lê, não se informa e palpita idiotice. NÃO HÁ NENHUMA MUDANÇA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS. os gastos "contigenciados" são direto na verba discricionária, onde a instituição tem e terá permissão de gastar como quiser. Resumindo, vai apenas no dinheiro dos gastos de luz, agua, segurança, limpeza, etc...

    18 5

    VERDADEIRO - 3 meses, 1 semana atrás

    tem q ter prestação de contas sim mostrando resultado positivo o que o governo cortou foi o dinheiro gasto de maneira errada pra investir no ensino básico que esta cada dia pior eu tenho 40 anos de idade o que eu aprendi no terceiro ano é o que estão aprendendo na oitava serie hoje tem q conheço muitas pessoas recém formados em faculdade que não tem noção alguma dentro da área que atua tem mudar mesmo

    11 3

  • Sem Partido | 3 meses, 1 semana atrás

    A mídia divulga "Governo corta 30% de verbas para as universidades federais" Nossa! Que bomba! Todo mundo compartilha e MAIS UMA VEZ cai na armadilha, ajudando espalhar a cortina de fumaça! A manchete correta deveria ser: "AS UNIVERSIDADES FEDERAIS NÃO CONSEGUEM COMPROVAR DE QUE FORMA FORAM USADOS 30% DOS RECURSOS RECEBIDOS NOS ÚLTIMOS ANOS E O GOVERNO BARRA O VALOR DESVIADO" Fico me perguntando onde está o pensamento crítico de quem lê isso e usa de forma eleitoreira... Vocês não percebem que tem gente que pensa do lado de cá? ???? Se comprovaram o pagamento dos salários dos professores e funcionários, os custos de manutenção dos prédios públicos e não conseguiram comprovar onde foi parar esses 30% tem que cortar sim! Como podem concordar com isso??? Professor federal é concursado, então o salário dele está garantido, as bolsas para estudantes também estão garantidas caso ele passe nas inúmeras provas para ter acesso aos benefícios. O que tá preocupando os reitores (e amigos dos reitores), é aquele dinheiro gasto em viagens internacionais, investimentos escusos, presentinhos caros como vinhos, relógios e até carros de colecionador, sem contar que há universidades que patrocinam performances de gosto duvidoso e campanhas políticas com o dinheiro que deveria ser usado EXCLUSIVAMENTE com os estudantes. Lógico que os reitores estão irados! Eu também estaria... Golaço do Jair!

    28 9 Responder

  • Zorro | 3 meses, 1 semana atrás

    Tem que dá faculdade só para os pobres, ricos tinha que ficar fora das faculdades federais, o bolzanaro, tinha que cortar a farra do boi nas faculdades federais para os ricos, se eles pagam escolas particulares para os filhos, tinha que pagar as faculdades particulares para seus filhos, tem que cortar mesmo as verbas, tinha que fazer como eles fazem com o financiamento das casas própria, tinha que fazer um processo seletivo so para os pobres, proibir faculdade federais para os ricos.

    28 8 Responder

  • Janjao | 3 meses, 1 semana atrás

    Gostaria de saber o motivo de maioria dos alunos de instituições federais serem os que menos precisam. Filhos de grandes peças da sociedade que frequentaram escolas e cursinhos particulares. Enquanto o F.D.P do pobre que faz o que consegue com os recursos que tem tem que se individar em financiamentos estudantis em faculdades particulares. Esses aí choram de barriga cheia.

    25 19 Responder

    Gabriel - 3 meses, 1 semana atrás

    Pelo o que eu percebi nesse seu comentário, você não vive no dia dia do iftm, que tem uma preferência muito grande a aqueles que tem uma menor renda. Então antes de se tornar um babaca com um comentário desses, pelo menos saiba do que está falando.

    12 14

    Júlia - 3 meses, 1 semana atrás

    Se nos do IFTM fossem grandes peças da sociedade, não estaríamos na rua protestando. Nós estaríamos em casa com os pés pra cima pouco se importando com o corte de verbas, porquê teriamos o papai todo mês pra pagar escola e faculdade, mas essa não e a realidade de quem estuda no IF, somos pessoas pobres que lutamos pela educação. IF e federal se estudamos la e porquê não temos condição de pagar uma particular.

    14 7

    Cristina - 3 meses, 1 semana atrás

    Prezado, gostaria de destacar que o pobre também estuda nas Instituições Federais e com os cortes ele será extremamente afetado, porque não terá escolha a não ser ir embora pra casa , simplesmente deixar o curso e infelizmente desistir dos sonhos que tinha para com sua profissão. Em relação aos cursinhos, a UFU Campus Patos de Minas oferece um cursinho preparatório pro Enem inteiramente de graça para estudantes que não tem recursos pra frequentar um particular, contudo como se trata de um projeto de extensão ele também pode ser cortado.

    12 8

    Ana Clara - 3 meses, 1 semana atrás

    ... são aqueles que ficam vagabundando por aí sem pensar em seu futuro e de seu país, para deixar claro caso não saiba, para que você entre no IF não se olha o dinheiro que você tem e sim seu desenvolvimento diante as coisas que você estudou sendo em escola pública ou particular.

    14 2

    m - 3 meses, 1 semana atrás

    Você sabia que 2/3 dos estudadas de Universidades Federais tem renda familiar de até 1.5 salário mínimo? onde está essa maioria que você fala?

    13 5

    Estudante - 3 meses, 1 semana atrás

    Só por você fazer este discurso, já percebo que nunca visitou uma faculdade ou instituição de ensino federal. Te convido a ir na UFU qualquer dia, por exemplo, para verificar se está informação é verdadeira. Isso de que só pessoas com dinheiro conseguem vagas em instituições públicas é mito. Tem duas instituições aqui em Patos. Visite! Conheça a realidade! Você vai se surpreender com o que vai encontrar, eu tenho plena certeza!

    12 2

    Luís - 3 meses, 1 semana atrás

    Engraçado você citar isso. Na verdade dentro da Universidade, estes não são maioria. E infelizmente o motivo pelo qual não se tem ainda mais pessoas de baixa renda dentro da Universidade é a falta de qualidade nos ensinos básicos públicos - a luta contra os cortes tbm incluem tudo isso. Em acréscimo, dentro da UFU - Campus Patos de Minas existe um projeto de extensão chamado AFIN, que visa dar um cursinho gratuito para alunos de ensino médio de escolas públicas, com o objetivo de aumentar ainda mais a presença de pessoas de baixa renda no ensino superior.

    9 1

    Frouxo - 3 meses, 1 semana atrás

    Na verdade, o que todos os comentários transmitem é que a universidade pública é para quem quer se esforçar e para quem quer deixar de mimimi... e o AFIN é simplesmente para quem tá “afim” de mudar de vida e parar de mimimi.. Concluindo, é o mimimi que atrapalha sua vida.

    2 0

    Artu - 3 meses, 1 semana atrás

    Você está dizendo isso porque é burro alienado

    1 1

    Janjao - 3 meses, 1 semana atrás

    Tô sabendo. Maioria mesmo desses estudantes de federal são na verdade uns maconheiros ufanistas.

    4 4

  • Trump | 3 meses, 1 semana atrás

    Tá mas q certo tem q corta msm

    25 13 Responder

  • Eu | 3 meses, 1 semana atrás

    Aos protestantes: Poderiam me informar, mas sem xigamentos e sim com argumentos, como esses corte irão afetar o iftm e a UFU aqui de Patos em específico?

    25 10 Responder

    Ze - 3 meses, 1 semana atrás

    A UFU que esta com campus parado a anos? Que ja esta em falta materiais para estudo que antes era fornecido para alunos... e nao estou aqui pra defender lula ou bolso n, por mim os dois são da msm laia

    4 2

    luli - 3 meses, 1 semana atrás

    OI, no UFU eu n sei, mas no IFTM será reduzido a segurança, a limpeza se continuar, será feita por alunos e colaborados (não obrigatprio) e assistencia que ajudavam alunos mais pobres, é cortada.

    2 0

  • | 3 meses, 1 semana atrás

    Parabéns pela iniciativa dos participantes. Os que criticam ou são uns sem coragem de mostrar a cara pra protestar ou massa de manobra desse desgoverno. Os ditos Bolsominions.

    23 33 Responder

  • Jogador | 3 meses, 1 semana atrás

    Vocês ainda aprendem, são novos... :smirk:

    22 19 Responder

    Estudante - 3 meses, 1 semana atrás

    Queremos aprender mesmo, aprender coisas boas pra devolver pra sociedade depois. Inclusive, por isso a manifestação!

    8 12

  • Quincas Borba | 3 meses, 1 semana atrás

    Nós da turma do magistério usamos o eterno discurso de paladinos da moralidade e da ética, no entanto, sabemos que há uma péssima administração no que se refere a recursos financeiros para Universidades Federais e Institutos, que vai desde desvios, superfaturamento, etc,etc.Estamos cansados de saber dessas práticas e fechamos os olhos como se o problema que já perdura há décadas não existisse. O que é pior, continuamos com nosso discurso e com os olhos vendados.

    22 7 Responder

  • Cadê o Queiroz? | 3 meses, 1 semana atrás

    Por que os alunos não faz manifestação para arrumar aparelhis de ar condicionado guardados no iftm sem instalar? Ta tudo errado. Sujo falando do mal lavado. Por que acontece isso é ninguém fala nada?

    22 5 Responder

    Arnaldo Queiroz - 3 meses, 1 semana atrás

    Estou aqui bebe bora toma uma hoje

    4 1

    luli - 3 meses, 1 semana atrás

    não é só fazer protestos e puf resolve. tem que fazer o pedido porque não é a escola que contrata. a escola tem que fazer um pedido para o governo, e nem sempre aceitam ou mandam a verba. e contingenciando 30% então...... tente entender como funciona uma federal e depois venha falar asneiras.

    4 4

  • Paulo | 3 meses, 1 semana atrás

    Desocupados. Pegar uma enxada e capinar um lote,nada né.

    21 21 Responder

    intelgente - 3 meses, 1 semana atrás

    pq ao inves de comentar ... na internet vc nao pega uma e vai capinar tambem...

    3 4

    euzinho - 3 meses, 1 semana atrás

    É por isso que estudamos, para que pessoas como você não pensem mais dessa forma. Tenha um bom dia senhor ignorância.

    3 3

    Muriel - 3 meses, 1 semana atrás

    Paulo, sai da internet e vai pegar uma enxada também, tempo pra ficar fazendo comentário tem né, mas na hora de pegar no batente não quer kkkkk

    2 1

  • Silva Neto | 3 meses, 1 semana atrás

    Esse corte não é só desse governo não, olhem aí: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,no-ano-do-lema-patria-educadora--mec-perde-r-10-5-bi--ou-10-do-orcamento,1817192 :rage: O duro é ver os protestos com o corte e contra a reforma da previdência!!! Os que eles querem, que o dinheiro caia do céu?!!!

    21 10 Responder

  • GERAÇÃO MIMIMI | 3 meses, 1 semana atrás

    "Pai, perdoai, eles não sabem o que fazem". Este bando de pseudo estudantes não sabem nem por onde passou escola, quiçá educação. Na maioria são uns baderneiros que as drogas já consumiram, o que outrora foi um projeto de cérebro. O ministro errou, errou sim, este corte teria deveria ser mais criterioso e mais substancial para barrar de vez estas pragas que infestam os diretórios acadêmicos das universidades, com os seus cigarrinhos, camiseta do Che Guevara, as feminazis de plantão e todo tipo de gente que não acrescenta nada ao estudo e pesquisa neste país. fazendo uma comparação, seria a mesma coisa que desmamar bezerros, eles vão urrar muito. kkkkk :smile:

    20 8 Responder

    Debochador - 3 meses, 1 semana atrás

    Se vc é bastante rico que defende a balbúrdia do governo por interesse próprio é um egoísta apenas maldoso, caso seja pobre vc é apenas um brejeiro inconsequente.

    1 0

  • Patense | 3 meses, 1 semana atrás

    Meia dúzia de gatos pingados vai sensibilizar bastante o Bozo.

    19 26 Responder

  • Lagoense Feliz | 3 meses, 1 semana atrás

    Na minha modesta opinião, se estes estudantes acertarem esta continha eu paro de escrever para o site 8 x 7 =?.... só não vale colar. JSF

    19 11 Responder

    Zr - 3 meses, 1 semana atrás

    Kkkkk que engraçado, mas por acaso tem algm da sua familia em algm instituto federal? Quem entra faz prova e com muitos concorrentes para entra, se quem esta la dentro nao sabe imagina os outros ent.... alem do mais se segundo vc eles nao sabem essa continha, imaginq depois que cortar verbas

    6 8

    barcos - 3 meses, 1 semana atrás

    E dinehiro extra que corre pros lideres dos if é q fazem o ensino ser ou não de qualidade? Os professores continuarão recebendo o mesmo tanto, n haverá perda de salario e nem falta de verba pra isso, prq o ensino ficará pior? E outra coisa, essa medida é necessário agora, e se esse imundos aprovarem a previdencia, em no maximo 2 anos, o brasil ja está com folego e ai sim poderão fazer mais investimentos. Vcs não percebem o óbvio? O jeito mais facil de manipular a grande massa da população é dando aquilo que ela imagina ser o essenscial. Q presidente burro o bolsonaro ne? Fazendo exatamente o contrario? qual o intuito? ele n quer atrair a população pro lado dele? Se ele ta cortando é pq n tem verba, vai tirar verba de onde? A roubalheira pra acabar n depende unico e exclusivamente dele, muito menos do moro. ENtão criem vergonha na cara e usem o cerebro. JUMENTOS.

    1 1

carregar mais comentários