As crianças vão para o ponto esperar o ônibus por volta de 04h50 e ele não aparece.

Reportagem atualizada às 13h49 desta sexta-feira (21-02)

Uma mãe entrou em contato com a redação do Patos Hoje na manhã desta quarta-feira (19) relatando as dificuldades que seus filhos e várias outras crianças estão enfrentando para frequentar a escola. Ela mora em uma comunidade rural e disse que desde o início das aulas, os estudantes acordam cedo, vão para o ponto e o ônibus não passa. Ela pede uma providência urgente das autoridades municipais.

Laura Cristina de Melo de 37 anos é mãe de duas crianças, uma de 6 anos e outra de 10 anos. De acordo com ela, desde o dia 05 deste mês, quando o ano letivo começou, seus filhos foram à escola apenas quatro dias. Laura contou que mora no distrito de Porto das Posses e que seus filhos e outras crianças do local precisam ir até Curraleiro para frequentar a Escola Municipal João Gualberto de Amorim. Ainda de acordo com ela, cerca de 19 crianças de Porto das Posses e Comunidade das Onças estão sem aula desde o início do ano letivo.

A denúncia da mãe é de que apenas o transporte escolar não está passando pelas estradas. “Carro pequeno passa, caminhão de leite também, só eles é que não vêm e alegam que as estradas estão ruins”. Laura enviou fotos e vídeos para nossa reportagem mostrando como está a situação da estrada. Ela contou que há crianças que vão para o ponto esperar o ônibus por volta de 04h50 e ele não aparece.

Laura ainda disse que sua principal preocupação é com os estudos de seus filhos. “Eles não podem ficar sem aula. Já liguei lá e a diretora disse que vai conversar com os professores para não passar nada importante, mas isso não resolve, eles precisam frequentar as aulas”. Nós entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal e estamos aguardando um posicionamento.

Nós entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal que afirmou que: “ Na semana passada, devido à intensidade e recorrência das chuvas, o transporte escolar ficou suspenso e, em alguns dias, também houve suspensão das aulas. Nesta semana, na segunda e na terça-feira, o transporte foi realizado de maneira regular, com exceção de algumas entradas de fazendas, nas quais o veículo que transporta os alunos não consegue chegar com segurança .

Na quarta-feira, choveu bastante à noite, impedindo novamente que o transporte fizesse todo o percurso. Já na quinta e nesta sexta-feira, houve transporte normal, haja vista o fato de que não choveu na região. O coordenador do Transporte Escolar informou que a orientação dada aos motoristas é de que eles devem prezar pela segurança dos alunos bem como por sua própria segurança .

Portanto, mesmo que o dia amanheça ensolarado, chuvas durante a noite impedem o tráfego dos veículos escolares em determinados locais do percurso. Nesse caso, os motoristas percorrem apenas regiões em que é possível realizar o transporte de forma tranquila e, principalmente, segura, sem colocar em risco a vida dos alunos ”.