Apenas 15% dos estudantes que habitualmente utilizam o transporte tinham feito recadastramento. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Os estudantes matriculados em escolas públicas e particulares para o ano letivo de 2020 que irão utilizar o transporte coletivo urbano de passageiros devem realizar o recadastramento junto ao Cartão Ande Fácil. Segundo a empresa concessionária, até a semana passada, apenas 15% dos estudantes que habitualmente utilizam o transporte tinham feito recadastramento.

O Cartão Ande Fácil foi instituído pela Lei Municipal 6.890/2014 e permite que estudantes do ensino fundamental, ensino médio, técnico e superior utilizem o transporte coletivo gratuitamente para se descolarem de casa para a escola e da escola para casa. Para ter acesso ao benefício, no entanto, é preciso manter o cadastro em dia.

Os estudantes que já estão cadastrados junto ao Cartão Ande Fácil devem fazer um recadastramento anual. Este procedimento está disponível desde a segunda semana do mês de dezembro, mas o número estudantes que procuraram a sede da empresa até o momento ainda é muito pequeno.

A Viação Pássaro Branco recomenda aos estudantes que compareçam à sede da empresa na rua Dona Nhá, 59 - bairro São Francisco onde está sendo realizado o recadastramento estudantil do cartão Ande Fácil, conforme determina a lei municipal.

Para recadastramento são necessários os seguintes documentos:

•Declaração escolar comprovando matrícula;

•Comprovante de residência atualizado;

•Cartão Escolar Ande Fácil.

Para fazer o cartão pela primeira vez:

•Declaração escolar comprovando matrícula;

•Comprovante de residência atualizado;

•Documentos pessoais do Aluno;

•Se for menor de idade, vir acompanhado do responsável.

Quem não fizer o recadastramento perderá o direito ao transporte público gratuito e os estudantes que deixarem para a última hora poderão enfrentar filas.