Diogo Mendonça Leite, estudante do 3º ano do Ensino Médio, com apenas 17 anos, conquistou um Prêmio Mundial de Economia.

Um estudante de Patos de Minas é motivo de orgulho para os moradores. Diogo Mendonça Leite, estudante do 3º ano do Ensino Médio, com apenas 17 anos, conquistou um Prêmio Mundial de Economia. Na última etapa, o grupo de Diogo elaborou uma estratégia para precificação da vacina contra a Covid-19 para o Brasil.

O Patos Hoje conversou com Diogo. O estudante explicou que descobriu a Olimpíada Brasileira de Economia através de notícias no final do ano passado, e como já se interessava, tanto por economia quanto por olimpíadas de conhecimento em geral, resolveu participar. “Nela consegui a medalha de ouro e a classificação para a Internacional”, explicou.

Na competição a nível Mundial, foram 120 estudantes de 29 países, como Canadá, EUA, Rússia, Indonésia e Cazaquistão, onde seria sede presencial do evento. Segundo ele, foram três provas: uma simulação de operações financeiras, uma prova teórica de economia (ambas individuais) e a resolução de um business case em grupo, que nesse ano consistia em desenvolver uma estratégia de precificação para a vacina da Covid-19.

O grupo usou um modelo epidemiológico para determinar quantas mortes a vacina evitaria e quantas vacinas seriam necessárias para a imunidade da população. “Com base em dados de outros gastos médicos de governos, determinamos quanto cada governo pagaria além do custo da vacina, e priorizamos governos onde o benefício de salvar vidas seria maior, e por isso o preço também”, afirmou. Para o Brasil, o preço sairia por U$15,00, cerca de R$84,00.

A competição foi excepcionalmente online, por conta do vírus e foi organizada pelo Cazaquistão. Fotos da premiação e de algumas provas feitas pelo zoom foram registradas. Diogo também participou de uma cerimônia com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. A solenidade em Brasília destacou o trabalho dos 6 brasileiros que conseguiram a premiação. O segundo lugar na competição ficou com a Indonésia e o 3º com a Rússia.