Sala de aula (Foto: Arquivo Patos Hoje)

O fato aconteceu na noite dessa quarta-feira (14) em uma Escola Estadual no Centro de Patos de Minas. A estudante do ensino médio de 19 anos relatou que o professor lhe proferiu palavras de cunho sexual ofensivo ao pedir quando solicitou a repetição de uma atividade. O docente não foi encontrado pelos policiais para dar sua versão.

O fato aconteceu na centenária escola da Avenida Getúlio Vargas por volta das 21h11. A estudante do ensino médio relatou para os policiais que pediu ao professor de geografia que reaplicasse uma atividade escolar que havia sido aplicada em data anterior e por ter faltado acabou não participando.

Ao ouvir o pedido, segundo o relato da aluna, o professor acabou lhe dizendo as seguintes palavras: “vou te dar é uma rola grande, grossa e preta”. O fato teria sido presenciado por outra estudante. Após o acontecimento, a estudante se dirigiu até a sala da diretoria e de imediato acionou a Polícia Militar para as demais providências.

Os policiais foram até o local, mas o docente já havia deixado a instituição. A diretora da escola relatou que há várias outras reclamações de alunos com referência ao professor e as ocorrências foram registradas. A estudante ainda contou que ele sempre lhe direciona “cantadas”, mas que sempre releva e contorna a situação temendo alguma represália.

Os policiais não conseguiram localizar o professor para que ele pudesse dar sua versão do fato. A ocorrência foi registrada e encaminhada para a Polícia Civil. Conforme a ocorrência, ele pode responder pelo crime de assédio sexual. O fato serve de alerta. De acordo com especialistas, a relação entre professor e aluno, nos mais diversos níveis de aprendizagem, deve ser ética, com reciprocidade, simpatia e respeito. Estudiosos também confirmam que a educação é a chave para o desenvolvimento do país.