Imagens recentes enviadas por leitores à redação do Patos Hoje mostra a situação preocupante do lugar.

Bem próximo ao perímetro urbano, o Córrego Limoeiro também já sofre drasticamente com a ação do homem. Enquanto alguns tentam preservar, outros causam danos preocupantes. Condomínios localizados na avenida Marabá, por exemplo, utilizam o córrego para descartar a água das chuvas. Ocorre que o dissipador de águas desses conjuntos habitacionais não suportou e vem causando estragos ao meio ambiente.

Os dissipadores são construídos para reduzir a força da água e evitar que ela cause danos ao meio ambiente. Existem normas para a construção desses equipamentos. No caso dos Condomínios Moradas e Terra Nova, o dissipador não suportou e foi danificado pela própria força da água. Como nada foi feito para reparar os estragos, a água que é jogada na rede pluvial pelos conjuntos habitacionais causa estragos no Córrego Limoeiro.

Imagens recentes enviadas por leitores à redação do Patos Hoje mostram a situação preocupante do lugar. O Córrego está sendo assoreado. Além disso, residências dos condomínios estariam jogando esgoto na rede pluvial. Ligações irregulares foram flagradas há alguns dias no local. Também é possível ver o esgoto escorrendo a céu aberto nos fundos dos condomínios.

A Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Patos de Minas informou que tem conhecimento do problema. O diretor da pasta, César Caixeta, reconheceu a gravidade do caso e destacou que a denúncia já está no Ministério Público. A direção do Patos Hoje também entrou em contato com a administração do Condomínio Moradas. A informação é de que o problema é de responsabilidade da empresa que construiu o conjunto habitacional.

Segundo o síndico do Condomínio Moradas, Uakstei  Marques Gontijo Paixão,  a Rodobens é a empresa que construiu os conjuntos habitacionais e que é a responsável por resolver o problema. Ele informou que a empresa chegou a fazer um projeto para destinar de forma correta a água das chuvas dos condomínios, mas nenhuma obra foi executada. O síndico destacou que os moradores também estão preocupados e interessados que o problema seja resolvido.

A redação do Patos Hoje não conseguiu contato com a assessoria de imprensa da Rodobens nos canais disponíveis pela empresa.