A sala de hidratação funciona junto ao Centro Integrado de Atendimento de Saúde.

Com a cidade de Patos de Minas enfrentando uma das maiores epidemias de Dengue da história, com quase 3 mil casos notificados e mais de 700 confirmados, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu criar um espaço exclusivo para atender as vítimas da doença. A sala de hidratação funciona junto ao Centro Integrado de Atendimento de Saúde.

O ambiente de atendimento foi criado para dar mais conforto aos pacientes e para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento. No CIAS, as pessoas com sintomas da Dengue recebem medicação, são hidratadas e orientadas para continuar os cuidados em casa. O tratamento para os sintomas da doença é feito a base de líquidos, que além de água, podem ser sucos, chás e até mesmo soro caseiro, em uma média de três a quatro litros por dia.

Os pacientes que recebem atendimentos no CIAS são encaminhados pela UPA, mas também tem portas abertas. A enfermeira Rosinei Alcântara explica que as pessoas que apresentem sintomas da Dengue, como febre alta, dores nas juntas, atrás dos olhos, dor de cabeça, manchas e erupções na pele podem procurar diretamente o Centro Clínico do Unipam, que fica na avenida Marabá.

Além de providenciar atendimento adequado aos pacientes, os órgãos de saúde continuam intensificando o combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Nessa terça-feira (07), o carro Fumacê começou a circular pelos pontos mais críticos da cidade, aplicando inseticida. Os moradores devem deixar portas e janelas abertas.

Até a manhã dessa terça-feira, Patos de Minas contabiliza 2.770 casos notificados de Dengue com mais de 700 confirmados. Duas mortes estão sendo investigadas. A população deve continuar eliminando os criadouros do Aedes Aegypti, que na maioria dos casos, estão dentro das residências.