Escola Polivalente será fechada pelo Governo do Estado após 48 anos de atividades

A estrutura gigantesca, com mais de 25 mil metros quadrados, foi responsável pela formação de milhares de estudantes.

publicado em 26/07/2019, por Maurício Rocha


O Colégio Polivalente foi inaugurado em Patos de Minas em 1971.

A Escola Estadual Elza Carneiro Franco, o Polivalente, será fechada pelo Governo do Estado. A estrutura gigantesca localizada no bairro Santo Antônio deverá ser transferida para o Colégio Tiradentes da Polícia Militar, que em troca, passará a sua sede para a Superintendência Regional de Ensino. As negociações já foram feitas e falta apenas oficializar a troca.

O Colégio Polivalente foi inaugurado em Patos de Minas em 1971. A estrutura gigantesca, com mais de 25 mil metros quadrados, foi responsável pela formação de milhares de estudantes. Além do ensino regular, o diferencial do Polivalente eram os cursos profissionalizantes, como arte e artesanato, práticas agrícolas e técnicas industriais.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

Com o passar dos anos, a Escola Polivalente passou a não atrair mais os estudantes por diferentes fatores, um deles a queda na taxa de natalidade, que reduziu o número de estudantes nas escolas. Segundo a ex-superitendente regional de ensino, Elizabeth Nascimento, cursos profissionalizantes foram criados para tentar manter a escola, mas a medida não foi suficiente.

Com o encerramento de três turmas do ensino técnico no meio deste ano, o Colégio Polivalente ficará apenas com 88 estudantes. No final do ano, com a formatura de mais uma turma, a escola ficaria com apenas 60 alunos, que podem perfeitamente serem abrigados em outras escolas, como o Santa Terezinha e Estadual.

Com  o fechamento do Colégio Polivalente, o prédio será repassado para o Colégio Tiradentes, que deverá ficar também com o mobiliário. Equipamentos de cozinha, como panelas e refrigeradores serão encaminhados para outras escolas públicas e os livros vão abastecer bibliotecas de escolas de presídios.

Além do Colégio Polivalente, outras duas escolas com baixa demanda na região da Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas também serão fechadas pelo Governo do Estado. 

Imagens atualizado em 26/07/2019 • 11 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 26/07/2019
Compartilhe:

77 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • MARCOS ADRIANE LOPES | 1 mês, 3 semanas atrás

    Adorava esse colégio, estudei lá nos anos 80, era tudo novidade, diferente de qualquer outro colégio. As salas de aulas eram padronizadas para cada matéria porque a cada horário quem mudava de sala eram os alunos, não os professores, e o sinal para troca de horários era soado por músicas em um auto falante e não por aqueles sinos chatos tradicionais em outros lugares. era um exemplo em disciplina e respeito. Saudades demais!!!!! Lembro de todos os colegas da época... :cry: :cry:

    1 0 Responder

    Magda - 1 semana, 5 dias atrás

    Oi Marcos tb estudei no polivalente na mesma época anos 80 qtas saudades dessa escola triste tudo isso ????

    0 0

    Magda - 1 semana, 5 dias atrás

    Será que vc lembra de mim Ricardo?qual classe vc estudava ? Estou procurando colegas de classe meu e-mail [email protected] formei em 82 na época o sr Alindo Porto neto foi nosso paraninfo

    0 0

  • Patense em DF | 1 mês, 3 semanas atrás

    Eu estudei nessa escola na década de 90. Foram os melhores anos de minha vida. Escola igual a essa não se faz mais. Uma pena fechar as portas. Por favor, quem formou na turma de TÉCNICO EM CONTABILIDADE, no ano de 1995, deixem o seu contato pra gente abrir um grupo dos alunos no watssap. Eu lembro muito da Marli (Titiolina) Abraço a todos.

    1 0 Responder

  • mirtes | 1 mês, 3 semanas atrás

    Os comentários são sempre de pessoas sem informação, o polivalente é e sempre foi uma escola maravilhosa, uma estrutura que nem tem outra igual, trabalhadores excelentes, a questão é que está sem demanda de alunos, as famílias estão diminuindo cada vez mais e pode acontecer com outras escolas também, essa mudança é somente devido ao número de alunos, na minha opinião é muito acertada, não faz sentido pagar aluguel gigante para a sede da Superintendência e com essa mudança poderá ter menos esse encargo para o Estado e o colégio Tiradentes com um espaço maior. Toda Escola é boa, até porque quem faz a escola brilhar é o comprometido dos alunos, interesse, educação, respeito, claro somando aos bons professores, tem aqueles professores que ninguém merece, mas a maioria são bons e querem o melhor para o aluno.

    6 0 Responder

  • Patense Preocupado. | 1 mês, 3 semanas atrás

    Espero que a reforma seja rápida. E o Colégio Tiradentes possa continuar com seu brilhantismo em matéria de educação escolar. Pois, seria de péssimo gosto que a mega estrutura do Polivalente tivesse o mesmo destino do CSU. Ou seja, esperaram ser vandalizado para depois reformar e dar a devida destinação. Entretanto não fizeram nem uma coisa nem outra.

    0 1 Responder

    MARCOS - 1 mês, 3 semanas atrás

    Reforma??? Que reforma???

    0 0

  • Wesley Cristiano | 1 mês, 3 semanas atrás

    Meu deus, o que dizer ne estudei ai amo está escola digo que foi é sempre será uma das melhores escolas por onde passei. Não sei nem o que dizer viu forao anos e anos agora leio isto, parece que estou enterrando uma parte do meu passado.

    2 1 Responder

    Cacilda - 1 mês, 3 semanas atrás

    Parece que passou foi longe da escola; não aprendeu nem a escrever direito ...

    3 3

  • Cinelândia | 1 mês, 3 semanas atrás

    É o que esse governo faz. Certamente quer fechar escola para abrir presídio. Escolas têm que ser aprimoradas e não fechadas. Mas esse governo está cortando gastos na saúde e na educação e também na segurança. Não sei onde ele está com a cabeça. Administrar a coisa pública não é o mesmo que a Eletrozema não. E não vamos falar de escola Tiradentes não. A escola é boa, mas foi criada para atender uma determinada classe e com o dinheiro de todos. O dinheiro de todos tem que atender as necessidades de todos e não de uma classe.

    10 19 Responder

    Ana - 1 mês, 3 semanas atrás

    Quanta asneira

    6 5

  • Cacilda | 1 mês, 3 semanas atrás

    Fio nesta vida tudo passa e o colégio Polivalente também passou ......

    7 2 Responder

  • Daniella | 1 mês, 3 semanas atrás

    Pena que os alunos que se encontram no Colégio Polivalente vão ter que ir para duas escolas lixo ; ZAMA Maciel ou Santa Terezinha...

    8 5 Responder

  • Geralda | 1 mês, 3 semanas atrás

    O Colégio Polivalente está em decadência há uns 15 anos , Colégio ZAMA Maciel está no mesmo caminho há muitos anos com ensino de péssima qualidade. Já era urgente destinar esta maravilhosa estrutura física do Colégio Polivalente em algo mais proveitoso, que o colégio Tiradentes tenha sucesso na nova casa..

    16 0 Responder

  • Chacall Originall | 1 mês, 3 semanas atrás

    Então, Colegio tiradentes é exemplo de escola de ensino que deu certo. Varios país batem na porta do colégio Tiradentes pedindo vagas pros filhos. Agora ficando com área do polivante certamente terão espaço suficiente pra matrículas do prezinho ao ensino médio. Quem ganha são os pais.

    24 0 Responder

carregar mais comentários