Os cadeados dos portões da Escola Estadual Marcolino de Barros foram quebrados pela direção.

A direção da Escola Estadual Marcolino de Barros decidiu quebrar os cadeados que fechavam os portões e retomar as aulas na manhã desta segunda-feira (07). Não houve resistência por parte dos alunos que ocupam o educandário desde a última semana. Entretanto, apenas alguns alunos permaneceram na escola para assistir às aulas.

Segundo os estudantes que ocupam a Escola Marcolino de Barros pouco mais de 20 alunos entraram para sala de aula. De acordo com eles, mesmo com os portões abertos, a maioria dos estudantes foi embora para casa. A diretora da escola foi procurada pela reportagem, mas não quis falar sobre a decisão de abrir os portões.

Embora os portões tenham sido abertos, os estudantes permanecem na escola. Os cartazes continuam afixados nas paredes. Os alunos protestam contra a PEC 241, que limita os gastos do Governo Federal pelo prazo de 20 anos. Eles afirmam que a medida vai retirar dinheiro de áreas prioritárias, como saúde e educação, sendo que existem outras formas de conter os gastos do serviço público sem penalizar a população que mais precisa.

Na Escola Estadual Dona Guiomar de Melo, muitos estudantes compareceram nesta manhã para voltar às aulas, mas os portões permaneceram fechados. A Escola foi a primeira a ser ocupada em Patos de Minas, também em protesto contra as medidas do Governo Federal de limitação de gastos públicos e também contra a proposta de reforma do ensino médio.

Os estudantes contrários à ocupação e que exigem a volta às aulas se revoltaram. Eles acionaram a Polícia Militar e registraram um boletim de ocorrência. O Ministério Público acionou à Justiça para que as escolas voltem a funcionar.

Autor: Maurício Rocha