349669 2216 Ok
Banner Unipam 2017 - Institucional
Publicado em 24/08/2017 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Escola em Patos de Minas cria projeto para estimular honestidade de alunos e se surpreende

Além de produtos mais saudáveis, o lanche do intervalo também é um teste de honestidade.

A enorme mesa disponibiliza uma grande variedade de frutas, vitaminas, biscoitos e sanduíches naturais.

Uma escola de Patos de Minas decidiu inovar na hora de oferecer alimentos para os seus alunos. Além de produtos mais saudáveis, o lanche do intervalo também é um teste de honestidade. Não há vendedores e os próprios alunos é que fazem o pagamento. No momento em que o combate à corrupção é a expressão de ordem no Brasil, o comportamento dos estudantes tem surpreendido de forma positiva.

O professor Chesley Alexandre Vaz é o coordenador do Projeto. Ele explica que a iniciativa começou pequena, com apenas algumas frutas, mas logo caiu no gosto dos alunos. Hoje, a enorme mesa disponibiliza uma grande variedade de frutas, vitaminas, biscoitos e sanduíches naturais. Os funcionários da escola preparam as porções, com preferência para os produtos da época, e definem os preços.

A cantina da escola continua funcionando, mas na hora do recreio a mesa de frutas é o ponto mais procurado pelos estudantes. Mesmo sem nenhum controle, os alunos escolhem o que vão comer e não deixam de fazer o pagamento. Ao final do intervalo, a mesa de frutas está praticamente vazia e o caixa renovado.

O Projeto não tem fins lucrativos. O dinheiro arrecadado é usado para comprar os alimentos do dia seguinte. “Nossa intenção com esta iniciativa é promover valores como honestidade, sinceridade e solidariedade”, afirmou Pablo, diretor da escola. Segundo a direção, a honestidade dos alunos é a grande surpresa.

“Nós nunca tivemos problema de aluno pegar o alimento e não pagar. O que pode ter ocorrido uma vez ou outra é de alunos das séries iniciais errar no troco. Mesmo assim, a gente teve caso do aluno perceber que errou e devolver o dinheiro”, explica Chesley.

Com os bons resultados alcançados, a escola ampliou o projeto. Agora, além do lanche no intervalo das aulas, os estudantes também podem tomar café da manhã na escola, tudo na confiança. Este projeto serve como prova do poder da educação na transformação das pessoas. A maioria dos especialistas aponta a educação como a maneira de resolver os maiores problemas do Brasil.

Imagens atualizado em 24/08/2017 • 40 fotos

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Autor: Maurício Rocha Postado em 24/08/2017
Compartilhe:

63 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Jordana | 2 meses atrás

    Parabéns aos professores e colaboradores do colégio Equipatos,em especial ao professor Chesley,que brilhantemente criou o projeto,onde incentiva os bons hábitos, reforçando os valores de honestidade ,as vezes esquecidos ou pouco divulgados.. Sensacional !!????????????????????????????????????

    4 0 Responder

  • Guilherme Rocha | 2 meses, 4 semanas atrás

    Parabéns pela iniciativa! Patos sempre com bons exemplos de cidadania!

    4 0 Responder

  • Keila | 2 meses, 4 semanas atrás

    Um projeto magnífico. Equipatos está de parabéns. Tenho que ressaltar que esse como tantos outros projetos desta escola são diferenciados e agradam muito pais e alunos.

    9 0 Responder

  • Por um Brasil mais Honesto | 2 meses, 4 semanas atrás

    Parabéns pela iniciativa. Hoje sabemos que o ser humano constrói todo o seu caráter ainda na infância, terminando na adolescência. Se quisermos um país melhor, temos que começar a desconstruir o 'jeitinho brasileiro' e estimular o pensamento coletivo da honestidade. Mais uma vez, meus parabéns e que esta iniciativa sirva de exemplo para educarmos nossos filhos!!

    6 0 Responder

  • FERNANDO | 2 meses, 4 semanas atrás

    PARABENS PELA INICIATIVA E TOMARA QUE INDUZA AS PESSOAS SEREM HONESTAS E NÃO EGOISTAS COMO NORMALMENTE SAO

    5 0 Responder

  • Cidadão Patense | 2 meses, 4 semanas atrás

    Parabéns pelo projeto. Iniciativas como estas são muito bem vindas, é uma forma muito boa de educar a criança para o futuro.

    12 0 Responder

  • Edite Queiroz | 2 meses, 4 semanas atrás

    Concordo

    11 0 Responder

  • Ana Maria | 2 meses, 4 semanas atrás

    Uma bela iniciativa. .. Parabéns ao professor Chesley Alexandre ...E que outros professores copiem esse exemplo pra expandir ....pq o que é bom e pra ser valorizado copiado e seguido né galera? ???

    9 0 Responder

  • kreka | 2 meses, 4 semanas atrás

    TOMARA QUE ESSE COMPORTAMENTO CRIE UM EFEITO EM CASCATA POR TODA A SOCIEDADE E CONTINUE SE ALASTRANDO BRASIL AFORA! !!! TEM MEUS PARABÉNS ESCOLA! !!! ESTOU MUITO FELIZ POR ISSO! !!!

    15 0 Responder

  • Eneusa Claudino | 2 meses, 4 semanas atrás

    Parabéns ao Colégio Equipatos ( Equipe), por esse grande projeto, onde estimula o aluno a ser honesto. Outras escolas deveriam seguir o exemplo para saber a honestidade dos alunos.

    12 0 Responder

carregar mais comentários