Escola em Lagamar promove várias atividades para celebrar culminância de Semana de Literatura

No encerramento do semestre letivo, a Escola Estadual Américo Alves, de Lagamar, por meio de atividades culturais criativas e diversificadas, promoveu o incentivo à leitura

publicado em 14/07/2019, por Farley Rocha


Diversas apresentações marcaram a Semana da Literatura na Escola Américo Alves em Lagamar.

Concebendo a leitura como a porta de acesso ao desenvolvimento de habilidades importantes em uma sociedade letrada e tendo a certeza de que a instituição escolar tem o compromisso de promover o incentivo a essa prática tão relevante, a Escola Estadual Américo Alves, da cidade de Lagamar, no Noroeste de Minas Gerais, realizou entre os dias 08 e 12 de julho, a “Semana de Literatura”. Com práticas diversificadas e lúdicas, esse projeto propiciou o contato efetivo dos alunos com obras literárias clássicas e contemporâneas.

A culminância do projeto aconteceu nesta sexta-feira (12), contando com a presença de alunos, funcionários e pessoas da comunidade escolar. O evento foi marcado pelo lançamento da 3ª edição do jornal estudantil “Américo Alves em destaque”, jornal escrito e revisado por uma equipe de alunos e de professores da instituição.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Medic Imagem

Durante o cerimonial, foi realizado também o lançamento do livro “Não Confunda” cujas produções foram feitas pelos alunos em oficina de leitura da obra “Não confunda” de Eva Furnari. Houve, ainda, a premiação dos leitores mais assíduos da biblioteca escolar.

O evento teve seu ápice com a Mostra Literária preparada por alunos e professores. Nessa atividade, cada turma, com seu coordenador, homenageou um autor e uma obra literária, organizando salas temáticas com apresentações diversificadas, lúdicas, atrativas e prazerosas.

 Com criatividade e desenvoltura, foram feitas exposições sobre clássicos de Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Lewis Carrol, Gil Vicente, Machado de Assis, dentre outros. Foram realizadas também reflexões sobre os textos de dramaturgos como Ariano Suassuna e Maria Clara Machado e, ainda, sobre obras contemporâneas como “Malala” e “A Moça Tecelã”.

Dessa maneira, com o gostinho dos bolinhos de chuva da tia Anastácia, entregues em uma das salas temáticas, os alunos da Américo Alves encerram o semestre letivo sensibilizados pela importância da leitura e da literatura. Os estudantes foram para suas casas cientes do quanto literatura e realidade podem dialogar, pois puderam perceber que uma das finalidades da literatura é promover reflexões sobre a própria vida.

Imagens atualizado em 14/07/2019 • 14 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 14/07/2019
Compartilhe:

6 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • José Marcelos | 1 semana atrás

    Parabéns a toda equipe "Américo Alves ." Foi um momento único de muita interativadade, criatividade e parceria que veio reforçar o compromisso com a educação de nossos alunos.

    9 0 Responder

  • Bruxo | 1 semana atrás

    Saudades dessa Escola, local onde estudei com grandes Mestres e fiz grandes amigos.

    5 2 Responder

  • Lucernas 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

  • Ismael Marques Pereira | 1 semana atrás

    Foi uma semana toda dedicada à Literatura. Os alunos aprenderam sem nem notar que estavam aprendendo, com diversão, entusiasmo. Parabéns a todos que participaram desse projeto. Quem quiser acompanhar mais detalhes e fotografias é só entrar no Facebook da Escola Estadual Américo Alves.

    13 0 Responder

  • Leitura é conhecimento | 1 semana atrás

    Trabalhos excelentes!!! Parabéns aos professores de língua portuguesa pelo projeto e à diretora da escola pelo apoio e incentivo a iniciativas como essa!

    12 0 Responder

  • FORASTEIRO | 1 semana atrás

    Parabens pela iniciativa. O futuro de um povo está na educaçao e cultura de sua gente. Parabenizo entusiasticamente a iniciativa e tomara que estes jovens sirvam de multiplicadores desse movimento tao importante e necessário para a mudança de rumos do nosso pais.

    13 0 Responder