Na última semana, o grupo se reuniu, pela primeira vez, para discutir quatro temáticas.

Diversas instituições de ensino e de inovação do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba se juntaram para fomentar o Ecossistema Local de Inovação (ELI). A iniciativa busca construir e colocar em prática um plano de ação na região de Patos de Minas.

Idealizado pelo Sebrae Minas, o projeto conta com o apoio de representantes de seis instituições de ensino de São Gotardo, Rio Paranaíba e Patos de Minas; Farol Incubadora; Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios – OceanO; Comunidade de Startups; Minas Digital; Fiemg Regional; Agência de Desenvolvimento (ADESP); prefeitura municipal de Patos de Minas e  empresários.

Na última semana, o grupo se reuniu, pela primeira vez, para discutir quatro temáticas: Empreendedorismo, Capital Financeiro, Políticas Públicas e Habitats de Inovação, de forma a definir as principais ações a serem desenvolvidas para fortalecer o ELI na Microrregião de Patos de Minas.

“Percebemos que há iniciativas isoladas das universidades, das empresas e do poder público. Nossa proposta é reunir estas ações e fazer as conexões necessárias para que possamos ter um polo efetivo de inovação”, afirma a analista do Sebrae Minas, Rosania Lima. Ela ainda reforça que para os próximos encontros, a intenção é que mais instituições sejam convidadas a integrar o grupo. “A adesão de novos membros vai adensar a discussão sobre inovação, porque quanto mais conhecimento envolvido, mais fácil a construção desse ELI”, destaca.

Autor: Maurício Rocha