O encontro teve a participação de representantes da Polícia Militar, Creas, Conselho Antidrogas e Conselho Municipal de Segurança.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu uma reunião na manhã desta sexta-feira (03) em busca de alternativas para resolver o problema dos moradores de rua e migrantes em Patos de Minas. O encontro teve a participação de representantes da Polícia Militar, Creas, Conselho Antidrogas e Conselho Municipal de Segurança. A intenção da Prefeitura é unir esforços de todos esses órgãos para tornar mais eficiente a atuação em torno da população de rua.

O Patos Hoje mostrou esta semana a reclamação de comerciantes e moradores do entorno da Lagoa Grande com a grande quantidade de moradores de rua. Leia mais! Os empresários alegam que eles não só pedem esmolas, como também fazem ameaças e coagem as pessoas a entregarem dinheiro.  Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social existem atualmente em Patos de Minas cerca de 150 moradores de rua, sendo que a maioria está alojada em abrigos. São cerca de 30 pessoas morando efetivamente nas ruas.

Durante o encontro, os assistentes sociais da Prefeitura detalharam as dificuldades do trabalho com migrantes e moradores de rua. Segundo eles, o direito de ir e vir estabelecido na constituição impede que medidas mais drásticas sejam tomadas. Além disso, a distribuição de passagens para migrantes sofreu um corte de repasses por parte do Governo do Estado.

Eurípedes Donizete garantiu que a Prefeitura vai continuar oferecendo passagens aos migrantes e disse que mesmo com o corte do Governo do Estado, só este ano, mais de 130 passagens foram oferecidas. O secretário garantiu ainda que o Posto de Triagem instalado na rodoviária vai funcionar de forma permanente para evitar que o migrante tenha contato com os moradores de rua e permaneçam na cidade.

Segundo Eurípedes Donizete, a orientação é para que o problema seja enfrentando de frente, com atuação de assistentes sociais nas ruas junto aos moradores e com o apoio da Polícia Militar, dos conselhos e da população. Segundo o secretário, serão definidas ações a serem realizadas nos três pontos de maior concentração de moradores de rua, que é a Orla da Lagoa Grande, o Mercado Municipal e a região do Coreto na avenida Getúlio Vargas.

A população pode ajudar a controlar a permanência de migrantes e moradores de rua na cidade não dando esmolas. A orientação do Programa Cidadão é para que as pessoas acionem a Secretaria de Desenvolvimento Social sempre que forem abordados por moradores de rua. O telefone é o (34) 3822 9804.

Autor: Maurício Rocha