A ONG Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) está com as inscrições abertas para o processo seletivo do núcleo Patos de Minas da entidade. O projeto incentiva o uso da capacitação em engenharia como forma de superar carências existentes na sociedade. Há vagas para as Diretorias de Comunicação e de Gestão de Pessoas, e as inscrições estarão abertas até a próxima sexta-feira (11).

O ESF é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos que surgiu na França em meados dos anos 80. Desde então, o projeto se espalhou e, hoje, está presente em 65 países ao redor do mundo. No Brasil, a ONG atua desde 2010 e já ajudou mais de 84 mil pessoas.

Em Patos de Minas, o núcleo do Engenheiros sem Fronteiras foi fundado em 2018 e já conta com 35 voluntários ativos. Segundo o diretor-geral da ONG na cidade, Noyuke Hamado, a missão do grupo é ajudar a sociedade em diversos aspectos por meio da aplicação da engenharia.

“Atuamos em quatro eixos diferentes - educação, empreendedorismo, sustentabilidade e infraestrutura - buscando auxiliar o desenvolvimento das comunidades em situação de vulnerabilidade social por meio da engenharia como fator de transformação”, explica Noyuke, que está à frente do projeto desde julho deste ano.

Algumas das ações já realizadas pelo ESF na cidade incluem aulas de reforço para alunos da rede pública de ensino, programas de valorização da vida e palestras de orientação para jovens que estejam buscando se colocar no mercado de trabalho. A ONG também planeja diversos projetos de maior escopo, como implantação de hortas comunitárias, plantio de mudas em regiões desmatadas na região, instalação de sistema de captação de água da chuva em escolas da rede pública, palestras de saúde básica para moradores de regiões menos favorecidas, incentivo à cultura para crianças sem acesso à meios culturais, entre outras iniciativas.

Os interessados em participar do processo seletivo do Engenheiros sem Fronteiras devem acessar este link e fixar o currículo ao formulário até dia 11 de dezembro. Os voluntários selecionados passarão a colaborar com o projeto e receberão certificados após cada projeto em que participarem. Além disso, a rede ESF oferece cursos de capacitação gratuitos e descontos em algumas plataformas digitais.

Para maiores informações sobre o processo seletivo, acesse o edital ou entre em contato com o projeto pela página no Instagram - @esfpatosdeminas .