Esse ano o encontro foi realizado virtualmente.

Está sendo realizado desde a segunda-feira (30), a IV edição do Encontro do Programa Pró-Mananciais. Em decorrência da pandemia da Covid-19, os debates e palestras acontecem de forma virtual no canal do YouTube da TV Copasa. O evento promovido pela Companhia tem como objetivo discutir com especialistas temas como agroecologia, monitoramento participativo, mudanças climáticas, segurança alimentar, uso e manejo do solo e o planejamento das ações do Programa Pró-Mananciais para 2021.

Neste ano, por ser na versão virtual, o encontro foi aberto à participação ampla e até nesta quinta-feira contou com mais de 3.500 visualizações e acessos na plataforma do evento.  O encerramento aconteceu nesta sexta-feira (04), quando técnicos da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) abordarão o “Uso e Manejo do Solo, o “O uso da subsolagem na recuperação de solos compactados”, e o gerente da Unidade de Serviço de Controle Ambiental (USCA), Alessandro Palhares, apresentará o Balanço de 2020 e o Planejamento para 2021 do Programa Pró-Mananciais.

Além dessas apresentações, o ativista, poeta, compositor, escritor, relator da Carta dos Artistas aos Habitantes da Terra na ECO-92 e coordenador do Movimento Artista pela Natureza, Bene Fonteles, fará uma mística de encerramento

Abertura do Encontro

O presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, na abertura do IV Encontro do Pró-Mananciais, no dia 30 de novembro, destacou números do Programa, como “os 224 municípios e os 175 Colmeias que, junto com as comunidades envolvidas, ajudam no diagnóstico e no acompanhamento das intervenções e na execução das ações”.

Mudanças climáticas

Após a abertura feita pela direção da Copasa, o professor Francisco de Assis de Souza Filho, da Universidade Federal do Ceará (UFCE), falou sobre “Mudanças Climáticas e seus reflexos nos recursos hídricos”.

Saúde Humana e Saúde Planetária

No segundo dia do encontro, o médico e professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Roberto de Almeida, falou sobre “Segurança Alimentar: Saúde Humana e Saúde Planetária”. Em seguida, a professora Irene Maria Cardoso, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), falou sobre “Agroecologia e a produção de alimentos saudáveis”.

Comunicação como estratégia de mobilização

A "Comunicação como estratégia de mobilização" e “Educomunicação: aprendizes de sustentabilidade” foram os temas do terceiro dia do IV Encontro Pró-Mananciais. O superintendente de Comunicação Institucional da Copasa, Caco Rezende, destacou a importância da comunicação para a construção de pertencimento e do engajamento das pessoas nos processos, incluindo os clientes da Copasa.

As duas palestras podem ser assistidas neste link:

Monitoramento Participativo

Nesta quinta-feira (03/12), com o tema “Monitoramento Participativo”, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Nacional da Mata Atlântica, Juliana França, falou sobre “Biomonitoramento.

Em seguida, a engenheira florestal Luciana Medeiros Alves, da WRI Brasil, abordou sobre o “Monitoramento de áreas de restauração florestal”.

Já o engenheiro químico e gerente da USCA, Alessandro Palhares, mostrou a “Operacionalização do Programa Pró-Mananciais". A coordenação da prosa foi feita pelo superintendente de Desenvolvimento Ambiental da Copasa, engenheiro Nelson Cunha Guimarães. As três palestras podem ser assistidas na TV Copasa neste link: