O encontro aconteceu nesta terça-feira (18) no Rotary Clube. ( Foto: Maurício Fernandes )

Está cada dia mais comum ver nas ruas da cidade crianças e adolescentes trabalhando quando deviam estar na escola. Quem nunca se deparou com eles no trânsito vendendo guloseimas durante o dia e muitas vezes durante a noite e madrugada a dentro.

Pensando nisso, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) realizou nesta terça-feira (18), no Rotary Clube o primeiro encontro municipal para discutir ações para minimizar os casos de trabalho infantil em Patos de Minas.

O objetivo do encontro foi discutir estratégias para que menores de 9 a 16 anos sejam identificados, retirados das ruas e inseridos dentro do programa. O programa oferece assistência tanto ao menor e suas famílias, que de acordo com a renda entrará no subsidio do bolsa família oferecido pelo Governo Federal.

A criança e o adolescente assistidos pelo PETI recebem assistências com psicólogos, assistentes sociais além de participar de oficinas de música e artes oferecidas pelo programa em parceria com o CREAS.

O tempo mínimo de permanência do menor no programa é de 6 meses. Assim que, especialistas perceberem a transformação do menor, ele é encaminhado ao CRAS (Centro de Referência à Assistência Social ), onde dará segmento ao desenvolvimento.

Segundo dado do IBGE, só na nossa região, existem mais de 800 casos de trabalho infantil. Atualmente dentro do PETI são assistidas 9 crianças com idade entre 9 e 15 anos. Esses menores são descobertos através de busca ativa pelas ruas da cidade e em alguns casos são encaminhados pelo Conselho Tutelar ou pela Vara da Infância e Juventude.

O apoio da população é muito importante, para que não alimentem o trabalho infantil em Patos de Minas.

Autor: Maurício Fernandes