João Paulo, mostrou como tudo começou e como conquistaram a valorização.

Os alunos da Escola Municipal José Paulo de Amorim no Distrito de Pindaíbas em Patos de Minas puderam conhecer os passos para o sucesso na produção de leite nesta sexta-feira (09). O administrador de uma grande fazenda na região contou a história da empresa que atingiu a produção de mais de 13330 litros de leite por dia e respondeu às perguntas dos estudantes.

O veterinário e gestor da Fazenda Lageado, João Paulo T. Santana, mostrou como tudo começou e como conquistaram a valorização. “O segredo é ser dedicado às pessoas. Os colaboradores estão sempre fazendo cursos. Precisamos de pessoas capacitadas e continuamos juntos a eles para apoiá-los”, disse.

Ele informou que atualmente conta com 410 vacas em lactação e todas são produto de inseminação artificial. “Os sêmens vêm dos Estados Unidos ou Canadá”, disse. Elas produzem cerca de 13300 litros diários, o que equivale a 32,4 litros de leite por vaca/dia, uma média muito superior à média nacional. “O gado é 100% confinado e estocamos alimento para 20 meses. Não sabemos o que pode acontecer”, informou.

Todo o leite produzido é levado para uma empresa em Uberlândia e de lá é transformado em leite em pó para exportação. “Nós investimos em qualidade”, disse. Com relação a investimento, ele salientou que atualmente a rede bancária oferece juros mais baixos para quem tem capacidade de quitar os débitos, mas também a quem prioriza a oferta de empregos de qualidade. O financiamento faz parte da administração da empresa.

O empreendedor salientou o futuro da produção agrícola que contará cada vez mais com máquinas e equipamentos controlados por computador. E frisou que a tecnologia não vai substituir o homem, mas é preciso se investir em qualificação e levar a sério os estudos. Após mostrar a história da empresa, os alunos puderam fazer várias perguntas.

A palestra faz parte do ciclo de estudos que a escola vem desenvolvendo para criar a cultura do empreendedorismo. A concentração singular demonstrada pelos alunos mostrou o quanto o assunto foi produtivo. A diretora da Escola Municipal José Paulo de Amorim, Sônia Aparecida Soares, e a supervisora, Celma Lopes, juntamente com os professores ressaltaram a importância de levar conteúdos novos para os estudantes entenderem a importância de empreender no meio rural.

Sônia ainda destacou a importância da palestra na escola para abrir horizontes aos alunos, visto que quase todas as oportunidades são dadas através da instituição e o corpo docente não mede esforços para que isso aconteça. “O empreendedorismo tem sido muito importante para a abrir a visão dos estudantes, mostrando que eles podem ser autônomos e donos do próprio negócio e que a escola está dando esta oportunidade para eles”, concluiu.