Em um mundo de lama, encenação da Paixão de Cristo promove reflexão e aponta uma luz

A bela reflexão foi encerrada com um caloroso aplauso do público.

publicado em 19/04/2019, por Farley Rocha


A encenação aconteceu na Praça Irmão Sol.

Como acontece todos os anos, a Trupe Retalhos e Remendos encenou a Paixão de Cristo em Patos de Minas. Dessa vez, a encenação promoveu uma profunda reflexão sobre os valores da sociedade, apresentada como “cheia de lama”. Ao final, uma luz se acendeu com uma criança que dormia inocentemente e não foi afetada pelos pecados.

Em centenas de cadeiras espalhadas pela Praça Irmão Sol, em frente à Igreja dos Capuchinhos, o grande público pôde assistir à encenação da morte de Jesus. A contemplação da Paixão de Cristo começou com um diálogo entre o avô e a netinha. Simbolizando a inocência, ela dorme enquanto acontece todas maldades que envolvem a crucificação de Jesus.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

Personagens bíblicos como Pedro que negou Cristo por três vezes, Judas o traidor, Maria Madalena, os ladrões Dimas e Gestas e Santa Maria foram representadas na encenação. Jesus Cristo já crucificado é mostrado em seus instantes finais de vida, quando perdoa Dimas o bom ladrão e acalma a aflição da Mãe Maria ao vê-lo sendo violentado.

Mas a história apresentada não ficou só na versão mais conhecida. Atores entraram em cena com baldes cheios de lama o que chamou a atenção de todos. Para mostrar a imundície da sociedade atual, eles entornaram os baldes em suas cabeças e até mesmo em Jesus Crucificado. Uma bela e profunda reflexão sobre como estamos vivendo.

Ao final, a garotinha acordou e revelou seu sonho. Ela percorreu o interior dos presentes com uma luz, como se estivesse iluminando as pessoas e apresentasse o caminho. O público aplaudiu de pé. Em seguida, o Frei Romero agradeceu à trupe e iniciou a procissão. Com velas e muita fé, milhares de pessoas percorreram alguns quarteirões da região da Igreja dos Capuchinhos.

Imagens atualizado em 19/04/2019 • 54 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 19/04/2019
Compartilhe:

30 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • catolica | 3 meses atrás

    :rage: :rage:Não Acredito! isso é quase uma heresia!!! então somente a criança não se sujou??? Quer dizer então que Cristo se sujou ??? com esse lama! seus heréticos! :rage: que Tristeza essas ideologias se alastrando como veneno!

    4 13 Responder

    SORAYA MONTENEGRO - 3 meses atrás

    Desculpa querido! Algumas peças teatrais exigem mais do raciocínio de algumas pessoas o que nitidamente não é o seu caso. Que Deus te abençoe com senso critico e inteligência. Abraço!

    8 2

    Lê a bíblia - 3 meses atrás

    Sejais como as crianças para entrar no céu..

    2 2

    Marcinha - 3 meses atrás

    Heresia é, com certeza, a sua falta de senso critico , inteligência e capacidade de transformar uma encenaçao em algo reflexivo p sua vida. Nao entendeu nada......

    6 2

  • Queiroz veste cyclone | 3 meses atrás

    A quaresma acabou e nós precisamos parar com esse negócio de expulsar os pobres da cidade de Patos. É preciso acolher a todos. Afinal, o Bozo disse: Deus acima de todos.

    1 7 Responder

    K H - 3 meses atrás

    Leve alguns pra sua casa e os acolha.

    3 2

  • Maktub | 3 meses atrás

    Fico imaginando a História de Jesus, tão menosprezada como uma moeda de cinco centavos, ganham-se muito dinheiro em seu nome, fazem política em seu nome, erguem-se suntuosos templos em seu nome, fazem muitas coisas em seu nome, só não fazem o bem em seu nome assim por exemplo; parar de mentir, serem autênticos , confiáveis, simples, sem vaidade , terem respeito ao seu nome, a sua Pessoa... Numa rápida meditação só no Brasil, aquela revelação de João Batista " Eis o Cordeiro de Deus que Tira os Pecados do Mundo" Que jesus me desculpe , mas tirar os pecados do Brasil vai ter que ser a prestações, por etapas. Vejam o atual governo "dizia ; para ser presidente tem que ser um homem cristão, temente a Deus blá , blá, blá,. Faz apologia a violência, ao assassinato, aa usurpação de terras indígenas, mente copiosamente, as polítricas dele são contra os pobres, sendo que Jesus priorizou os pobres. Até mesmo para um Ser Celeste, Cósmico vai ser um dura a tarefa tirar os pecado desse país.

    6 5 Responder

    Na Real - 3 meses atrás

    Todo sacripanta, é sempre assim, se porta de coitadinho para levar vantagem; são pessoas da sua estirpe, que ainda leva vantagem, com estes vendilhões do templo que jesus combateu! Mas nada adiantou pois, vocês se arvoram de tudo, até da fé do humilde! O LADRÃO MOR do Brasil, era um acolhido da Igreja Católica, uma cria do Dom Paulo Evaristo Arns! O seu partido ficou 14 anos nos roubando, agora o governo atual, ainda não deixou nem as fraldas, e vocês já vem dizendo que toda a desgraça nacional, é culpa dele. Mas não estamos falando de politica, estamos indignados, é com as safadezas que as igrejas e pastores praticam usando o nome do Filho de Deus! Para encher as suas BURRAS!

    5 4

    O Debochador - 3 meses atrás

    Para os machos de suas BURRAS é muito difícil entender que esse governo é uma piada de muito mau gosto e põe mau gosto nisso.

    3 2

    O Debochador - 3 meses atrás

    Na Real------------que dificuldade vocês paneleiros e da dancinha têm de aceitar que esse Governo anda de quatro para os EUA pela própria anatomia.

    2 1

  • Paulo Guedes 3 meses atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Justo - 3 meses atrás

    Guarda chuva não amigo. Mais tinha muito respeito

    16 3

  • Marcelo | 3 meses atrás

    Esse ano não fui não sei como foi mais prefiro mil vezes a versão antiga esses atores só grita . Encenação linda e a de antigamente onde Jesus carrega a cruz essas tempo a moderno e bonito mais acho que tinha quer igual antigamente

    10 19 Responder

  • Fatinha | 3 meses atrás

    Ficou lindo , mas senti muita falta do ator com o nome de Vítor, por que ele não estava na apresentação?A presença dele é notável na peça, enquanto que a ausência é ruim pois fiquei esperando até o fim e aguardando a entrada dele .Vitor cadê você.

    13 14 Responder

    Jaguara - 3 meses atrás

    Falou a parente do Vitor.

    18 17

    GSB - 3 meses atrás

    O Victhor não faz falta sozinho. A família dele em peso ajudava e adorava participar. Todos, sem exceção participavam com todo carinho, mas por conta de UMA pessoa, nem ele que é um excelente ator, nem a família se sentem mais confortáveis em fazer parte dessa história tão linda. Ah e para os curiosos de plantão, somos parentes do Victhor sim, FAMÍLIA mesmo, sabem o que isso significa? Muito amor envolvido! Por causa de uma única pessoa perderam o apoio de vários. Uma pena... ????????????

    16 7

    Barnabé - 3 meses atrás

    Se a família fosse mesmo praticante dos preceitos cristãos, saberia que sempre é preciso perdoar, colaborar, ajudar ao próximo... e não abandonar a situação. Isso é coisa de gente descrente, mesquinha, intolerante e que não sabe aceitar opiniões diversas. Se ama mesmo a Jesus e seus ensinamentos, tenha humildade, seja grande. Não fique apenas criticando e choramingando na internet. O evento foi lindo, ocorreu sem o Vitor e continuará ocorrendo. Ele não é o centro do universo. Mas se ele quiser contribuir, sabe o que fazer.

    3 4

    GSB - 3 meses atrás

    Continuamos colaborando ainda que nos bastidores e vcs sabem muito bem disso. Jesus disse: "atirai a primeira pedra quem nunca pecou" mas ele também disse pra mulher: "vá e não peque mais". Portanto, perdoar nós já perdoamos há muito tempo mas a gente sabe que em contrapartida do outro lado nada mudou. Contudo continuamos assistindo o espetáculo todos os anos porque é muito bonito mesmo e é claro que acontece sem o Victhor porque afinal de contas JESUS é o único ser insubstituível nesse mundo. Só acho uma pena a igreja ao invés de juntar as pessoas, entregar um espetáculo tão lindo mãos de quem não sabe lidar com seres humanos. Ps. : Continuaremos lhes assistindo e prestigiando sempre se Deus assim nos permitir...

    1 3

  • Na Real | 3 meses atrás

    Como a vida tem os seus revez, fiquei vendo a reportagem sobre a cerimonia do lava pés, praticada pelo Papa Francisco, aonde ele lava os pés de doze criminosos, na basílica de São Pedro! Se a contagem dos tempos está certa ha exatamente 2019 anos a humanidade preteriu Jesus á Barrabás, um criminoso e assaltante! Como é engraçado, você não vê as Igrejas enaltecer, o correto, o honesto, o generoso! Hoje vejo os evangélicos fazendo campanha nos presídios, e os mesmos dizendo que depois que encontrou com Cristo, tudo mudou; mas só da boca pra fora. Na primeira encruzilhada o Cristo é deixado de lado! Ser Cristão, não é frequentar templos e igrejas, mas trazer Cristo no sentido da vida... fazer o bem sem olhar quem! Pra falar com Cristo, não precisa Berrar á todos pulmões, não é frequentando templos e igrejas para dizer que foi ao culto, ou á missa, mas não aprendeu nada, e jamais vai praticar aquilo que o Cristo ensinou! Cristo hoje é produto de consumo comercial; ele não come, não mora, não viaja como o ser humano faz, então porque se tem que fazer dinheiro, para doar nas igrejas e templos. Tem um Pastor diz que as religiões hoje se baseiam em: a fé, o medo, e a ganancia; se não vai por fé, vai pelo medo dizendo que Deus é vingativo, que se as coisas na sua vida esta dando errado, é por que Deus esta se vingando, ou se tudo esta dando errado é porque não contribui com dinheiro bastante e que Deus te deu tudo e você não deu nada em troca; então se você quer ser rico você tem que doar muito mais! Então cruze os braços e fique esperando que Deus venha lhe prover!

    21 3 Responder

  • Sem terno e gravata | 3 meses atrás

    Pai perdoai Eles não sabem o que fazem Misericórdia DE Nós e do Mundo inteiro

    19 4 Responder

  • WELTINHO | 3 meses atrás

    Sei que vão excluir meu comentário. É por isso que os católicos passam por um momento de perca de fieis, essa cena de jogar barro em JESUS jamais poderia ter sido feita acho isso um desrespeito com o nosso SENHOR JESUS CRISTO. Os romanos sempre perseguiram os cristãos e ainda continuam rejeitando JESUS imagina jogar barro em JESUS CRISTO crucificado na cruz, Ai tem mensagem oculta e pode se entender muito bem essa cena. JESUS sempre foi puro nunca se manchou, perfeito, reto, JESUS é DEUS e DEUS é JESUS. pode que seja por falta de entendimento mas acho que fizeram isso sabendo o que estavam fazendo. Entende se que JESUS pregado na cruz é um sofrimento muito grande e ainda jogaram barro nele que desrespeito. Chego chorar em ver essa cena, Porque não jogaram flores como vocês fazem com a imagem da Senhora de vocês.

    18 32 Responder

    irmaõ - 3 meses atrás

    ESSA senhora não seria a mãe de jesus?

    7 1

    Indignada - 3 meses atrás

    Tbm acho vão todos pro inferno

    1 9

    WELTINHO - 3 meses atrás

    Não irmão não é não. A mâe de JESUS é Maria e não Aparecida, Maria por ter sido usada para trazer JESUS ao mundo como humano merece respeito mas não idolatria

    5 14

  • Realidade | 3 meses atrás

    Enquanto encenam maravilhosamente a paixão de Cristo, os pobres de verdade são obrigados a sairem de Patos pelas autoridades a serviço dos poderosos. É uma pena essa contradição patense!

    8 23 Responder

    Associal - 3 meses atrás

    Foram enviados às suas famílias, com dignidade e respeito. Deixe de papo ruim. De repente, você transforma alguns que ainda estão na cidade em seus familiares e leva pra sua casa.

    11 3

    barcos - 3 meses atrás

    essse ... q ficam falando de "pobres" os coitadinhos, e "poderosos" , quem são esses "poderosos"? largue de ser vitima, vai correr atras do seu e apra de julgar quem corre e consegue o q quer. o mundo n tem q ser um lindo abraço coletivo onde um faz muito e tem o mesmo que o lixo q n faz nada.

    0 1

carregar mais comentários