No Bairro Laranjeiras, várias já foram registradas este ano.

O Patos Hoje mostrou na segunda-feira (24) que a umidade relativa do ar deve ficar na casa dos 20%, o que não é nada confortável para a população e exige alguns cuidados. Esta situação por si só já pode comprometer a saúde das pessoas, mas para complicar ainda mais, as queimadas em lotes vagos não param de acontecer na cidade.

Além de ser crime ambiental e agravar problemas de saúde, principalmente causando doenças respiratórias, as queimadas deixam um rastro de sujeira. A fuligem invade as casas e ruas, provocando grandes transtornos aos moradores. A fumaça aliada ao tempo seco deixa o clima na cidade ainda mais nocivo, atuando principalmente nas mucosas.

A pessoa que for flagrada pela Polícia Militar ateando fogo em lote vago será conduzido até a delegacia e as medidas criminais serão tomadas. Neste ano, até o dia 30 de junho, já foram registradas pelo Corpo de Bombeiros em Patos de Minas 78 queimadas. A orientação é para que as pessoas nunca limpem lotes com fogo.

Para prevenir doenças respiratórias e outros transtornos causados pelo tempo seco, a orientação é para que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas, umidifiquem o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhamento dos jardins. Os moradores também devem permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas e consumir água à vontade.