A reunião aconteceu na tarde desta sexta-feira.

O Prefeito Municipal José Eustáquio Rodrigues Alves realizou, na tarde desta sexta-feira (25), uma reunião com os responsáveis pelas instituições de ensino superior de Patos de Minas. Na oportunidade, foram discutidas ações para a retomada do ensino presencial nas instituições. Dentre elas, três instituições reforçaram que não vão retomar o ensino presencial antes de 31 de dezembro.

A reunião contou com representantes de várias instituições de ensino de Patos de Minas, além do Secretário de Saúde Carlos Resende, o Procurador Geral do Município Jadir Souto e o chefe do comitê municipal de combate ao Covid-19 Célio Adriano Lopes. Alguns representantes das instituições relataram que vão aguardar o protocolo estadual, que será disponibilizado no próximo dia 29. De acordo com o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Patos de Minas, Henrique Miranda, o Unipam está tomando todas as medidas para que as aulas voltem presencialmente a partir do dia 13 de outubro.

Segundo ele, a principal preocupação é com a saúde e a instituição está aguardando o protocolo estadual. “Após a divulgação deste protocolo nós ainda vamos aguardar um posicionamento da prefeitura permitindo retomar as nossas atividades, claro, seguindo todas as normas estabelecidas”, disse Henrique. Em pensamento contrário, o Diretor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Weverson Morais, disse que o IFTM não retornará as atividades presenciais antes de 31 de dezembro. Segundo ele, em reunião entre os diretores, ficou decidido que a instituição não retornaria até que a situação tenha sido controlada.

Assim como a IFTM, a Universidade Federal de Uberlândia, Campus Patos de Minas, e a FINON também se posicionaram e não deverão retornar as atividades presenciais em 2020. O Prefeito Municipal José Eustáquio Rodrigues Alves, disse que a reunião foi bastante produtiva e, pela primeira vez, ele não se sentiu pressionado a abrir determinado setor. Segundo o Prefeito, a situação da cidade é preocupante, mas cada instituição terá autonomia para decidir se irá retornar ou não. O chefe do Comitê Municipal de Combate a Covid-19 na capital do milho ressaltou que a situação da cidade não está muito positiva devido aos pacientes da região, que são a maioria nos hospitais, principalmente, no hospital de campanha.

Segundo Célio Adriano, é preciso que as pessoas parem de relaxar nos cuidados e levem a pandemia mais a sério. Ele falou também que o município teme regredir para a onda vermelha do Plano Minas Consciente na próxima semana.