O período natalino, geralmente, é um dos períodos em que o comércio patense mais fica movimentado.

Nossa reportagem foi até ao centro da cidade na tarde desta quinta-feira (26) e conversou com alguns comerciantes a respeito das vendas no período natalino. Em algumas lojas, o movimento aumentou, já em outras, houve queda e alguns proprietários ainda apostam suas fichas para as vendas de final de ano. Alguns comerciantes disseram que os clientes até aumentaram, mas gastaram menos em presentes.

O período natalino, geralmente, é um dos períodos em que o comércio patense mais fica movimentado. Entretanto, de acordo com alguns comerciantes, em 2019 a realidade foi completamente diferente, principalmente no final de semana. De acordo com a proprietária de uma loja de presentes na Rua Olegário Maciel, o fluxo de pessoas que passaram pela loja foi igual ou superior ao ano passado, mas as compras foram em valores menores. Lenice Fernandes disse que as pessoas que compraram R$100,00 em presentes ano passado, compraram R$60,00 em 2019.

Em uma loja de acessórios na Rua Major Gote, os clientes também escolheram produtos menores de acordo com o comerciante Cláudio Wilher. “Ano passado nós vendemos muitas bolsas e esse ano houve uma queda de venda nesse produto, mas um aumento no número de vendas de produtos pequenos como brincos, anéis, colares entre outros”. Cláudio ainda reiterou que, para ele, esse ano foi melhor que ano passado devido aos dois dias que antecederam ao Natal. “Ano passado nós tivemos um dia só antes do dia do Natal, esse ano tivemos dois e como o brasileiro sempre deixa para a última hora, os movimentos nesses dias foram maiores”.

O proprietário de uma loja de brinquedos na Rua Major Gote também disse que o movimento em sua loja foi intenso, mas as comprar não superaram as de 2018. Segundo ele, o país está em crise e isso faz com que as pessoas não comprem mais como antes. Segundo ele, as comprar foram voltadas para brinquedos mais simples e mais baratos. Uma loja de calçados na Rua Major Gote chegou a contratar funcionários temporários para o período natalino e, segundo o gerente, o retorno não foi o esperado.

“Nossas vendas foram inferiores ao ano de 2018 principalmente no final de semana, na segunda e na terça o comércio deu uma melhorada, mas não o suficiente para amenizar a falta de vendas do final de semana”. Já em outra loja de calçados, também na Rua Major Gote, os proprietários disseram que houve um aumento de 5% a 10% no número de vendas. E em uma loja de roupas na Rua General Osório, o aumento foi de 3% a 5% nas vendas do período natalino.