Luís Eduardo Falcão.

O prefeito eleito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, foi o convidado dessa segunda-feira (30/11) do programa Contraponto, na Patos Hoje TV. Falcão, do PODEMOS, recebeu 38.415 votos e assumirá a Prefeitura pela primeira vez. Durante a entrevista, ele levantou quais serão os principais objetivos de sua administração, respondeu perguntas dos espectadores e afirmou que não pretende buscar a reeleição em 2024.

Segundo o prefeito eleito, uma das primeiras medidas de seu mandato será a promoção de uma reforma administrativa, com a diminuição na quantidade de secretarias da Prefeitura.

“Nós gostaríamos de reduzir o número de secretarias, não para economizar, mas para otimizar o funcionamento da Prefeitura. Na gestão pública, nem sempre a realização passa por grandes obras. Simples atos administrativos podem ajudar nesse sentido”, afirmou Falcão, que não quis revelar qual ou quais setores serão retirados do Secretariado. O prefeito também levantou a possibilidade de fazer com que as secretarias mais importantes trabalhem de forma coordenada.

Na sequência, perguntado sobre a possibilidade de buscar a reeleição em 2024, Falcão afirmou que não pretende se candidatar para um segundo mandato, independente do sucesso ou não de sua gestão. Segundo ele, a possibilidade de reeleição prejudica o desenvolvimento.
“O prefeito, quando quer a reeleição, começa a trabalhar pensando somente em se reeleger. Isso prejudica a democracia”, declarou.

Outros temas:

Equipe de transição

O primeiro assunto tratado por Falcão foi o processo de transição para sua gestão. Ele reforçou que a equipe formada para comandar essa transição não será a mesma do Secretariado Municipal de seu mandato. Luis Eduardo Falcão ainda elogiou o atual prefeito, José Eustáquio, pelo apoio na transição entre os dois governos.

“Estive com José Eustáquio em seu gabinete, e percebi que ele tem a mesma percepção que a minha. Agora que as eleições acabaram, o que importa é trabalhar pela cidade. A população deu o recado de que não quer mais discussões ou brigas, mas, sim, quer ver a cidade avançando”, afirmou.

Terceirização do Hospital Regional

Perguntado sobre a possível terceirização da gestão do Hospital Regional de Patos de Minas, Falcão afirmou que “não possui gerência sobre esse processo”, pois o hospital está ligado à esfera estadual. Porém, disse que irá defender os interesses dos patenses caso a terceirização ocorra.

Fundação do Hospital Municipal

Falcão também falou sobre a possibilidade de criação do Hospital Municipal na estrutura do Centro Integrado de Assistência à Saúde (Cias), localizado no Centro de Especialidades do Unipam, na Avenida Marabá, onde funciona atualmente o Hospital de Campanha para casos de Covid-19. Segundo o prefeito, essa será uma questão a ser analisada e possivelmente efetivada em seu governo.

Monopólio do transporte público

Os espectadores do Contraponto levantaram a questão do transporte público em Patos de Minas. Falcão afirmou que o contrato com a Pássaro Branco foi renovado recentemente. Segundo ele, sua equipe analisará todos os contratos vigentes da Prefeitura.

Empresas de reciclagem

Perguntado sobre a gestão dos resíduos sólidos da cidade, Falcão afirmou que o aterro sanitário está com a capacidade saturada, e que a cidade está atrasada na implantação da coleta seletiva na comparação com outros municípios de mesmo porte.

Estradas rurais

Em relação às estradas rurais, Falcão declarou que não investir nessa área “é um tiro no pé”. Ele ainda reforçou o compromisso de retornar à zona rural para conversar com os moradores e levantar as demandas necessárias.