Prefeitura Municipal de Patos de Minas.

Não haverá Carnaval em Patos de Minas mais uma vez. Em dificuldades financeiras, a Prefeitura Municipal decidiu abrir mão da realização da Folia. Embora os gastos sejam menores do que em outros eventos patrocinados pela Administração Municipal, o prefeito José Eustáquio entendeu que o melhor é investir o dinheiro em outras prioridades.

O Carnaval em Patos de Minas já viveu momentos áureos. O Clubinho Carnavalesco do Povo arrastava multidões com suas marchinhas. A cidade já teve desfiles de escolas de samba e milhares de pessoas lotando a rua Major Gote. Com o passar dos anos, a Folia de Momo perdeu prestígio. No ano passado a cidade ficou sem Carnaval.

A decisão de não realizar o Carnaval de Rua este ano teria partido do próprio prefeito José Eustáquio. Ele entende que o momento não é dos mais propícios para a realização da festa. Segundo o chefe do executivo, a Prefeitura de Patos de Minas tem uma dívida de mais de R$ 76 milhões levantada somente no ano de 2016. Segundo ele, os valores ainda estão sendo levantados, mas podem ser muito maiores que isso.

O secretário municipal de cultura, Fábio Amaro, disse que, embora a Prefeitura não tome frente na realização do Carnaval de Rua, a Administração Municipal vai dar todo apoio aos outros carnavais que deverão ocorrer na cidade. A Associação dos Artesãos e Fiandeiras de Patos de Minas, por exemplo, está preparando um Carnaval no Parque do Mocambo.

Segundo o presidente da AFIAP, Fernando de Assis, a intenção é realizar cinco dias de folia na área que funcionava como estacionamento no Parque do Mocambo. Os blocos ficariam concentrados no Bar do Parque. O Carnaval do Mocambo também teria a parceira da Acadêmicos do Samba e apoio do bloco Sapoeira.

O Projeto para a realização do Carnaval no Mocambo já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA e aguarda a aprovação no Corpo de Bombeiros.

Autor: Maurício Rocha