A visita aconteceu na tarde dessa quinta-feira (12).

Representantes do Conselho de Meio Ambiente, Copasa e Defesa Civil realizaram na tarde desta quinta-feira (12) uma visita nos reservatórios da Copasa no Bairro Copacabana. Durante o final de semana passado, vários moradores reclamaram do forte mau cheiro de esgoto que se espalhou pelo bairro. O presidente da Associação de moradores do Bairro Copacabana também esteve presente.

O forte cheiro de esgoto que se alastrou pelo Bairro Copacabana em Patos de Minas vem tirando o sono dos moradores, literalmente. Uma moradora, que acompanhou a vistoria, disse que acordou várias vezes pela madrugada incomodada e passando mal por causa do odor: “Eu acordei fazendo vômito e passando muito mal, foi muito complicado, alguém tem que fazer alguma coisa para mudar essa situação aqui”.

Itamar Fernandes é presidente do Bairro Copacabana e disse que a situação no local está muito crítica e infelizmente os moradores estão pagando caro: “Eu recebi diversas ligações e denúncias dos moradores dizendo que o mau cheiro estava insuportável. De imediato nós já fizemos um requerimento junto ao Codema para que uma vistoria fosse feita e o problema sanado”, destacou.

De acordo com Ivanildo Alves, Secretário do Codema, o Córrego da Cadeia, localizado no final da Rua Alberto Pereira Rocha, já não possui mais água, apenas esgoto puro: “É um odor muito forte que sai aqui do córrego, muito forte, de um jeito que a gente nem consegue ficar perto”. Segundo ele, o que precisa ser feito para amenizar a situação é uma obra séria de engenharia no local.

O período noturno é o principal ponto de reclamação dos moradores. Segundo eles, ao entardecer é que começa o forte odor vindo de uma das elevatórias da Copasa localizada nos fundos do Bairro: “Nós fomos lá agora e vimos que realmente tudo está funcionando como deveria estar, mas precisamos voltar em outras horas do dia, quando o cheiro estiver mais forte e assim tomarmos as devidas providências junto aos órgãos competentes”, disse o Presidente do bairro, Itamar Fernandes.

Uma reunião foi marcada para o início da noite desta quinta-feira (12) quando os moradores irão levar esses e outros problemas junto aos diretores da Copasa. Segundo eles, será cobrado com veemência a resolução de todos esses incômodos. Os moradores do Bairro Laranjeiras também estão sofrendo com o problema. Vários já entraram em contato com o Patos Hoje relatando o forte mau cheiro.