Doutor em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Hermano Caixeta participou do programa Contraponto do Patos Hoje nessa quarta-feira (25) e alertou que o Governo Federal deve adotar medidas urgentes para tentar salvar a economia. Ele esclareceu que em momentos de forte crise como agora existem mecanismo que podem ser usados para socorrer setores e populações mais afetadas, como fizeram os Estados Unidos que divulgaram ontem um pacote de 2 trilhões de dólares.

Hermano afirmou que a crise econômica se instalou antes mesmo do novo coronavírus chegar ao Brasil. Ele explicou que as bolsas de valores começaram a perder valor quando a contaminação em massa começou a acontecer na China.

Ao contrário de alguns argumentos colocados nos últimos dias, para o economista, salvar a economia depende primeiramente de evitar que o Coronavírus cause uma contaminação em massa. Ele explicou que nenhuma economia sobrevive se a população estiver vivendo em constante ameaça de ficar doente.

Com relação ao dilema de manter as pessoas em casa e prejudicar a economia ou tentar salvar a economia e por as pessoas em risco de contaminação, Hermano Caixeta esclareceu que países que hoje enfrentam grandes níveis de mortalidade em decorrência do Coronavírus também passaram por este momento.

Por fim, o economista afirmou que cabe ao Governo Federal adotar medidas econômicas para salvar os setores mais afetados e as pessoas mais atingidas pela pandemia da Covid-19. Ele afirmou que existem mecanismos para isso e outros países, como os Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, já estão fazendo.