Unidades da Polícia Militar e SAMU foram até o velório no Bairro Cristo Redentor.

Uma situação mais do que inusitada nesta quinta-feira (27) mobilizou a Polícia Militar e o SAMU em Patos de Minas. Durante um velório no Bairro Cristo Redentor, a família de uma falecida viu alguns sinais de que ela poderia estar viva e pediu uma nova constatação.

Durante o velório na Rua Vereador João Pacheco, familiares disseram que a falecida estava com o corpo quente, suava, tinha pulso e o coração ainda estava batendo. Diante disso, eles suspeitaram que o médico poderia ter se enganado ao confirmar o óbito.

No entanto, nada disso teria ocorrido. Outros profissionais do SAMU foram até o velório e fizeram um novo procedimento, constatando pela segunda vez a morte. A médica responsável pelo procedimento disse que já havia sido feito o eletrocardiograma que constatara o falecimento.

A profissional do SAMU informou que a temperatura do corpo pode ter se mantido por causa do calor feito na cidade. Com relação aos batimentos cardíacos e pulso, ela explicou que questões emocionais podem ter influenciado nesta percepção.

A Polícia Militar também foi até o local e, após o trabalho de constatação do óbito por parte dos profissionais do SAMU, coletou os dados dos envolvidos e, segundo o Cabo Helder, um boletim interno será registrado informando que nada foi constatado.

Alguns familiares ainda mantiveram a suspeita de que a falecida só veio a óbito depois que ela já estava sendo velada. O “primeiro óbito” da senhora ocorrera pela manhã. Ela teria sofrido um infarto fulminante. O caso chama a atenção e mostra a importância da constatação adequada do óbito de uma pessoa.

Autor: Farley Rocha