As celebrações aconteceram com as portas das igrejas fechadas

As celebrações do Domingo de Ramos, que normalmente atraem centenas de fiéis para as igrejas católicas de Patos de Minas, este ano, foram realizadas de portas fechadas e sem a presença de público. As missas presenciais foram substituídas por transmissões ao vivo pela internet. A medida foi tomada pela Diocese para evitar aglomeração de pessoas durante a pandemia do Coronavírus.

O Domingo de Ramos relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado pela multidão que erguia folhas de palmeiras para saudá-lo como o filho de Deus. Os ramos que dão nome a essa data eram uma espécie de presente para Jesus, geralmente dado por pessoas humildes. Por isso, as celebrações do Domingo de Ramos são marcadas por procissões e celebrações abertas ao público, ao contrário do que ocorreu neste domingo (05).

Por causa da pandemia do Coronavírus, a Confederação dos Bispos do Brasil recomendou que os fiéis ficassem em casa e colocassem os ramos nas portas para que fossem abençoados à distância. Em Patos de Minas, os católicos atenderam ao pedido da igreja. Eles acompanharam as missas à distância através de transmissões ao vivo realizadas pelas paróquias.

Algumas pessoas até tentaram acompanhar as celebrações, mas encontraram as portas fechadas. A missa presidida pelo bispo diocesano Dom Claudio Nori Sturm pode ser acompanhada em tempo real. Mais cedo, o arcebispo Dom João Bosco Oliver de Faria também fez uma celebração pela internet. Na Paróquia de Santa Terezinha, os padres capuchinhos realizaram a celebração do Domingo de Ramos dos jardins da igreja também com transmissão ao vivo pela internet.

Mesmo que à distância, as missas tiveram boa aceitação dos fiéis, que entenderam o momento em que o mundo está atravessando. E essas iniciativas, com missas sem público e transmitidas ao vivo pela internet devem se tornar cada dia mais comuns. As igrejas evangélicas também têm adotado essa prática.

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa para os católicos. Os ramos usados na celebração são queimados e as cinzas são usadas na quarta-feira de cinzas do ano seguinte.