Doente crônico deve manter acompanhamento médico mesmo durante pandemia

Assunto foi tratado em recente reunião entre representantes das redes pública e privada de saúde

publicado em 22/05/2020,


Profissionais médicos já aderiram às teleconsultas

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e de hospitais particulares reuniram-se esta semana para, entre outros assuntos, tratar da importância de conscientizar os doentes crônicos a manterem o tratamento mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo relato de profissionais do setor, tem sido comum os pacientes procurarem os médicos com o quadro clínico mais agravado.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

"Para o doente crônico é importante fazer o acompanhamento, marcar a consulta por meio do agente de saúde e assim manter a doença controlada", ressaltou o ortopedista José Roberto Barbosa, presente na reunião. "Nossa ideia é iniciar uma campanha alertando o paciente com diabetes, hipertensão, asma e outros males crônicos a não abandonar o tratamento durante a crise que vivemos neste momento", acrescentou o secretário de Saúde, Carlos Antônio Silva Rezende.

Representantes da rede privada informaram que muitos profissionais já aderiram às teleconsultas para acompanhar o paciente, e a prática tem sido boa opção em tempos de disseminação do coronavírus. A sugestão foi de que o município se adeque para também oferecer consultas médicas de forma remota, via videoconferência ou aplicativos de videochamadas. O secretário de Saúde acatou a ideia e disse que iniciará os trâmites para implantar a modalidade na rede pública local.

Também participou da reunião a presidente da Associação Médica Regional de Patos de Minas, Nara Regina Nunes Vieira, que colocou a entidade à disposição para treinar profissionais da saúde pública quanto a teleconsultas. A associação também será parceira do município em treinamentos de profissionais das redes pública e privada para tratamento de pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19.

Fonte: Reuters

Postado em 22/05/2020
Compartilhe:

4 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Pouca vergonha | 1 semana, 1 dia atrás

    E uma vergonha essa saúde de patos de minas. sou hipertenso e diabético não consegui consulta para exames novos e nem atendimento com a médica chega no máximo na enfermeira, aquele tanto de gente encostada no posto de saúde sem trabalhar só absorvendo o resto do dinheiro do povo e tem nem previsão de retorno ao atendimento.

    0 0 Responder

  • Amanda | 1 semana, 1 dia atrás

    O problema da clinica de especialidades é que devestiram um Santo pra vestirem outro, e mal vestido ainda. Foram agrafar o UNIPAM. Desmarcaram as consultas dos ultimos 10 dias do mês de Março pars se ter uma idéia. Negligenciaram o atendimento as pacientes. Ora hospital de campanha é instalado em locais que estão disponíveis, aquele era utilizado. E agora como ficou. Umas poucas consultas seram feitas na toto veloso. Não imaginava tanta falta de planejamento em uma secretaria De saúde. Wuem foi o gênio que teve está ideia brilhante. E quando o paciente reclama eles falam que o postinho é que não agenda.

    1 0 Responder

  • diogo | 1 semana, 1 dia atrás

    mas eu achei q minha doença ia esperar a pandemia, ninguem fala de mais nada alem de corona oras.

    2 0 Responder

  • Luiz | 1 semana, 2 dias atrás

    Faço tratamento de hipertireoidismo e infelizmente não tá tendo marcação de consulta pelo SUS, a médica pediu com 2 meses da última consulta, já tem 3 meses e até hoje nem previsão de consulta e nem de exames médicos. Obs: faço as consultas na clínica de especialidades e acho que deveriam arrumar outro lugar pra atender já lá está sendo usado com hospital de base.

    11 0 Responder