O contador, Edvar Trajano, e o Secretário, Lázaro Daniel, apresentaram as receitas e despesas.

Técnicos da Prefeitura Municipal de Patos de Minas apresentaram nesta segunda-feira (09) os balanços financeiros relativos aos dois últimos quadrimestres de 2015. Os números mostram que a dívida do município quase dobrou em 12 meses. O contador da prefeitura chegou a dizer que a situação é preta e contenção de gastos devem acontecer.

A apresentação aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas. O secretário de finanças e orçamento, Lázaro Daniel, e o contador, Edvar Trajano, exibiram slides com as receitas e despesas do município e a situação preocupou. A dívida total subiu de R$23.996.319,01 em 2014 para 51.816.200,06 no dia 31 de dezembro de 2015.

Segundo Edvar, o aumento surpreendente que fez com que a dívida praticamente dobrasse de um ano para o outro é resultado da queda de 1% nas receitas e um crescimento de 7% nas despesas. “A situação do município perante o Tribunal de Contas do Estado nunca esteve tão preta”, disse o contador da Prefeitura.

Ele destacou que já mostrou isso para a administração. “Nós servidores estamos precisando de ajuda”, desabafou. O Secretário Lázaro Daniel afirmou, no entanto que a situação já é outra atualmente. Segundo ele, parte dessa dívida já foi quitada. Ele também contou que já se reuniu com outros secretários e expôs a situação.

O secretário disse para os vereadores que, além de conter gastos, vai também aumentar a fiscalização para aumentar a arrecadação. “Tem muitos lotes que estão em construção, o que a prefeitura não tem conhecimento”, afirmou. A lei de diretrizes orçamentárias, a chamada LDO, não foi cumprida, o que pode gerar problemas judiciais para os administradores.

O vereador Francisco Frechiani questionou os técnicos e cobrou medidas para zerar este déficit. Ele contou que, ao contrário do que disseram, as receitas aumentaram em 2015, só que as despesas cresceram muito mais, por isso essa dívida. Ele também apontou falhas da administração na estimativa do orçamento do ano de 2015.

Autor: Farley Rocha