Serão distribuídas mudas de diversas frutas. ( Foto: Ilustração )

Como acontece anualmente, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Infraestrutura Rural e Desenvolvimento Sustentável (Semaid), irá entregar mudas de espécies frutíferas à população de Patos de Minas, por meio do Programa Pomar Doméstico, fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), que produz as mudas a serem distribuídas.

Diferentemente dos outros anos, este ano a distribuição será realizada em duas etapas: primeiramente, as mudas serão entregues aos produtores rurais do município, até o dia 30 de novembro. Haverá limitação de 30 unidades por produtor rural. Posteriormente, a partir do dia 1º de dezembro, a distribuição será aberta à população do município. Neste caso, haverá uma limitação de 10 unidades por pessoa.

As quantidades a serem repassadas por variedade serão determinadas pela disponibilidade de mudas de cada variedade e poderão ser alteradas ao longo do período de distribuição. Serão 9.500 mudas de 47 espécies diferentes.

Para ter direito a retirar as mudas, inicialmente, o interessado deverá fazer um cadastro na própria Secretaria Municipal de Agricultura. Para tal, será preciso que o cidadão leve os seus documentos pessoais (RG e CPF), no caso de produtor rural, e documentos pessoais e comprovante residência, para as demais pessoas. Em seguida, ele vai escolher as variedades de frutas que lhe interessarem e será emitida uma guia, que deverá ser levada até o viveiro do IEF, para retirada das mudas.

O cadastro terá início na próxima segunda-feira (13), a partir das 9h da manhã e a retirada das mudas poderá ser feita, a partir do dia 16, próxima quinta-feira, no viveiro do IEF, localizado na Fazenda Canavial, na Rodovia MGC 354, km 117,5.

O horário de atendimento da Semaid para realização do cadastro será de 9h00 às 11h00, às segundas e quintas-feiras e de 7h00 às 18h00, às terças, quartas e sextas-feiras. Já o viveiro do IEF estará entregando as mudas de 7h45 às 10h30 e de 12h30 às 15h30. A retirada no viveiro deverá ser previamente agendada pelo telefone 3823-9271.

Vale ressaltar que nenhum documento do interessado ficará retido na Semaid ou no viveiro do IEF. A Semaid fica na Cidade Administrativa, situada na Rua Dr. José Olympio de Mello, 151, Eldorado.Também não serão feitas cópias deles. Mais informações podem ser obtidas na secretaria pelo telefone 3822-9103, de 7h00 às 13h00, ou pelo telefone 3822-9699, de 12h00 às 18h00.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas