A reunião aconteceu nesta manhã.

Diretores da Pró-Saúde se reuniram na manhã desta quinta-feira (08) com o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves e membros da Administração Municipal para apresentar o balanço dos primeiros dois meses à frente do Hospital São Lucas em Patos de Minas. A empresa foi nomeada pela Justiça como interventora da unidade hospitalar pelo prazo de seis meses.

O São Lucas é o único hospital de Patos de Minas a atender pacientes pelo SUS. Mas a unidade hospitalar enfrentou muitos problemas, principalmente financeiros, após o arrendamento da estrutura pelo médico, empresário e político Ruy Muniz. O caso foi parar na Justiça, que decidiu nomear a Pró Saúde como interventora.

Na reunião desta manhã, os diretores da Pró-Saúde foram a Prefeitura apresentar os resultados dos primeiros dois meses. A informação passada para o prefeito José Eustáquio é de que os atendimentos foram normalizados e que os salários dos funcionários e também dos médicos estão em dia. Os pagamentos vinham atrasando mês a mês e os profissionais ameaçaram inclusive entrar em greve.

Com relação aos fornecedores, a informação é de que a Pro-Saúde tem negociado a aquisição de produtos e serviços com pagamento à vista. Em nota encaminhada a imprensa,  a assessoria de comunicação informou que foi levantada uma dívida do Hospital São Lucas superior a R$ 14 milhões.

Outro problema resolvido é com a relação à Clínica Oncológica, que presta serviços de oncologia para o Hospital São Lucas e que vinha reclamando de atrasos nos repasses. Segundo o prefeito José Eustáquio, por decisão da Justiça, o dinheiro do município está sendo repassado diretamente para a Clínica Oncológica, evitando os atrasos.

Durante a reunião, representantes da Administração Municipal e diretores da Pró-Saúde também trataram da ampliação de serviços para a população, como cirurgias eletivas e de traumas. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde quer ampliar o atendimento a gestantes no Hospital São Lucas. Para o prefeito José Eustáquio, as informações apresentadas pela Pró-Saúde são positivas.

Uma nova reunião deverá ser realizada na próxima semana e contará também com a presença do Ministério Público.

Nota Pró-Saúde

A Pró-Saúde informa que, na reunião desta quinta-feira (8), com a Prefeitura de Patos de Minas, foram apresentadas as medidas realizadas nos 60 dias de intervenção da entidade no Hospital São Lucas (HSL), para assegurar a continuidade dos serviços. Além disso, foram debatidas ações para os próximos meses a fim de garantir os atendimentos no HSL.

Desde o dia 21 de maio, a Pró-Saúde vem promovendo a continuidade dos serviços e realizou o abastecimento do hospital, bem como regularizou o pagamento dos salários atrasados dos colaboradores, após repasse de recursos da Prefeitura de Patos de Minas. Além disso, a entidade está promovendo a manutenção corretiva de todos os equipamentos da unidade, que incluem os aparelhos da hemodiálise e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto e neonatal.

Dessa forma, todos os esforços estão sendo realizados para restabelecer a sustentabilidade, qualidade e humanização do atendimento oferecido aos pacientes do Hospital São Lucas.

Vale citar que, em avaliação preliminar, a Pró-Saúde identificou um déficit que já ultrapassou R$ 14 milhões, incluindo dívidas com funcionários (trabalhista) e com fornecedores.

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de meio século. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, integridade e valores cristãos.