Prédio do antigo Fórum de Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

O Patos Hoje conversou na tarde desta sexta-feira (11) com o Diretor de Memória e Patrimônio Cultural do Município de Patos de Minas a respeito dos imóveis tombados na cidade. Ele explicou a importância desses imóveis para a história e cultura da cidade e explicou todo o processo que acontece quando um imóvel chega a ser tombado pelo Patrimônio Histórico.

Atualmente em Patos de Minas, 20 imóveis são protegidos pelo Patrimônio Histórico, entre eles está a Catedral de Santo Antônio, a casa de Olegário Maciel onde hoje se encontra o Museu e o Parque Municipal do Mocambo. De acordo com Geenes Alves, o fato de um imóvel ser protegido não quer dizer que ele não possa receber nenhum tipo de revitalização, muito pelo contrário.

“Um exemplo claro disso é a Catedral de Santo Antônio, ela está recebendo um novo tratamento e tudo isso foi discutido pelo conselho, aprovado e por isso está em execução”. Ele ainda disse que o Tombamento de algum imóvel, não tira do dono o poder de propriedade sobre aquele imóvel “O tombamento garante unicamente a proteção ao imóvel e suas estruturas, de maneira nenhuma nós interferimos na propriedade dele, o dono continua dono mesmo após o processo”.

Os imóveis tombados fazem parte da história de Patos de Minas, não se pode simplesmente acabar com eles. “Assim como existem leis que defendem a educação, a saúde e a segurança, também existem leis federais que defendem o Patrimônio Cultural, isso é previsto na Constituição Federal. Não é uma questão de vaidade ou aborrecimento de algumas pessoas, nós precisamos preservar a cultura, o contexto histórico e o patrimônio de Patos de Minas” ressaltou Geenes.

Os principais requisitos que levam um imóvel a ser Tombado pelo Patrimônio Histórico, segundo o diretor, são: Arquitetura, Tempo e Representatividade. Ou seja, o imóvel com uma arquitetura que não seja dos tempos atuais, e também a representatividade do imóvel no local que ele está localizado, como exemplo a sede do Museu e o Antigo Fórum.

Os 20 imóveis protegidos pelo Patrimônio Histórico são:

Casa de Olegário Maciel

Prédio da Cadeia Pública

Antigo Fórum Olympio Borges

Igreja Nossa Senhora das Dores - Chumbo

Igreja Matriz de Santana - Santana de Patos

Avenida Getúlio Vargas

Escola Marcolino de Barros

Escola Antônio Dias Maciel - Normal

Ponte sobre o Rio Paranaíba

Praça Dom Eduardo

Igreja de Santa Terezinha

Alta-mor da antiga Matriz de Santo Antônio

Fazenda Experimental de Sertaozinho

Conjunto Paisagístico da Ponte sobre o Córrego do Lajeado

Palácio dos Cristais

Aeroporto

Mercado Municipal

Catedral de Santo Antônio de Pádua

Herma de Olegário Maciel

Parque do Mocambo