Moradores têm reclamado da dificuldade para fazer denúncias de locais com criadouros.

A epidemia de Dengue que toma conta do município de Patos de Minas e que não para de fazer vítimas, tem provocado uma demanda crescente também pelos serviços de combate ao mosquito transmissor. Moradores têm reclamado da dificuldade para fazer denúncias de locais com criadouros e também de fazer solicitação dos serviços dos agentes de endemias.

No bairro Laranjeiras, os moradores reclamam de um terreno baldio que fica na rua Aristeu Caetano de Andrade e que se transformou em depósito de lixo e entulho. Imagens enviadas à redação do Patos Hoje mostram diversos materiais que acumulam água e que podem servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. Os moradores reclamam que tem tentado entrar em contato com o Programa de Combate a Dengue, mas que não têm conseguido resposta.

Outra reclamação é de uma moradora da avenida Brasil. Ela afirma que o imóvel onde funcionava um açougue foi abandonado e que o local está tomado por objetos que acumulam água das chuvas e que podem ser transformados em criadouros do mosquito transmissor da dengue. Ela alega que já entrou em contato com o Programa de Combate a Dengue, mas que ainda não teve resposta.

Patos de Minas já tem cerca de 2 mil casos notificados de Dengue e esse número pode ser muito maior, tendo em vista que muitos casos não chegam aos órgãos públicos de saúde. A situação é tão grave que esta semana o Tribunal de Júri teve que suspender os julgamentos que estavam marcados porque membros da defesa dos réus e também do Ministério Público foram acometidos pela doença. Novas datas serão agendadas.

A coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue, Daniele Cristine Nunes, pediu a compreensão dos moradores. Ela disse que a demanda tem sido muito grande, mas que os agentes de endemias têm vistoriado todos os locais indicados. Com relação aos restos de construção civil, a coordenadora explicou que existe uma dificuldade principalmente com relação às latas de tintas que não são recolhidas pela coleta de lixo.

No próximo sábado (27), órgãos e entidades do município vão se mobilizar para fazer uma grande ação de combate a dengue. O Dia D terá mutirões de limpeza em pontos estratégicos, vistoria de locais de difícil acesso e uma grande carreata para conscientizar a população. E para quem quiser denunciar, o telefone é o (34)3822 9755. As reclamações também podem ser feitas pelo email saú[email protected].

De acordo com a Coordenadora do Programa de Combate à Dengue, todos os pedidos de solicitação de serviço foram anotados e repassados para os supervisores de área. O proprietário do Açougue desativado irá receber a equipe nesta quinta-feira (25) para remoção dos entulhos. A reclamação foi recebida nessa terça-feira (23).