Com o tema “Movimente-se! A qualquer hora”, a OMS quer chamar atenção de toda a população.

Comemorado no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde deste ano vai reforçar a importância da prática de exercícios físicos. Com o tema “Movimente-se! A qualquer hora”, a Organização Mundial da Saúde (OMS) quer chamar atenção de toda a população para o diálogo que, muitas vezes, é o primeiro passo para o tratamento da pessoa com depressão. Em Patos de Minas, as celebrações vão acontecer no sábado (06), em todas as Unidades Básicas de Saúde.

O evento é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas conta com diversas parcerias e será feito em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), no horário de 8h00 às 12h00. Estão previstas diversas atividades como caminhadas, aferição de pressão arterial, testes rápidos, orientação para gestantes, ações de saúde bucal, dentre outros. A campanha tem o objetivo de destacar a necessidade dos exercícios físicos, prevenindo o sedentarismo e a obesidade.

Ainda dentro das comemorações do Dia da Saúde, será realizada pelo Centro de Convivência da Terceira Idade (Conviver) uma palestra a respeito dos benefícios da atividade física para pessoas da terceira idade, com a palestrante e Educadora Física Aline Fernandes de Magalhães. O evento é voltado para pessoas acima de 50 anos e acontecerá a partir das 14h00, na sede do Conviver, localizado na Avenida José Soares de Araújo, 17, no bairro Jardim Califórnia.

O Lions Clube realizará, em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, cerca de 60 exames de mamografia no distrito de Areado. A carreta de mamografia ficará estacionada em frente à igreja do distrito. Além disso, diversos profissionais de saúde realizarão consultas, como de alergia, pediatria, angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, oftalmologia, ortopedia, urologia, pneumologia, neurologia, e gastrointestinal.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas