A primeira missa foi às 6h da manhã e contou com a participação de milhares de devotos.

A celebração do Dia de Nossa Senhora da Abadia começou bem cedo, ainda com o dia escuro em Patos de Minas. A primeira missa foi às 6h da manhã e contou com a participação de milhares de devotos, que passaram boa parte da madrugada em romaria no anel viário. Uma enorme fila se formou para visitar a imagem da santa.

Nossa Senhora da Abadia é uma das santas mais populares entre os católicos patenses e de tão venerada passou a ser a segunda padroeira da cidade. É feriado municipal aprovado depois de muita polêmica e nesse dia de descanso do trabalho, os devotos aproveitam para rezar, pedir e agradecer as bênçãos recebidas.

A Paróquia de Nossa Senhora da Abadia espera mais de 20 mil devotos nessa segunda-feira (15). O senhor José Maria Rosa é o responsável pela separação das hóstias. Ele faz isso há 20 anos e vê a quantidade de visitas crescer a cada celebração. Para a missa de encerramento nesta segunda-feira, o senhor José Maria já separou 5 mil hóstias consagradas.

O senhor João Caixeta de Oliveira veio com a esposa Maria de Lourdes. O casal costuma ir para Romaria, mas com o passar dos anos passou a frequentar a festa de Nossa Senhora da Abadia aqui mesmo em Patos de Minas. Ele se diz muito devoto da padroeira. “Por qualquer coisinha é dela que a gente lembra. Senhora D”Abadia”, afirma o senhor João.

Com  90 anos de idade e já precisando do auxílio do andador, a dona Maria Ribeiro  não desistiu de visitar a santa de devoção. Ela fez questão de ir a igreja e não teve dificuldades, já que o filho Arnaldo Pereira, também devota de Nossa Senhora da Abadia, fez questão de levá-la a igreja.

A movimentação na Igreja de Nossa Senhora da Abadia foi intensa durante toda a manhã. Uma enorme fila se formou para visitar a imagem da santa. A capela das velas ficou pequena para tanta gente. A fonte de água benta atraiu jovens, adultos e crianças.

A Festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia teve início no dia 05 de julho e tem o encerramento nesta segunda-feira (15). Toda a renda da festa será revertida para a construção do centro Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Abadia.

Autor: Maurício Rocha