A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas enviou uma nota aos meios de comunicação na tarde desta sexta-feira (25) informando que a entrega de 150 ônibus e da Comenda Antônio Secundino de São José durante a Fenamilho foi adiada devido à falta de combustíveis. Não há ainda uma nova data.

A Comenda Antônio Secundino de São José é uma honraria concedida pelo Governo de Minas Gerais. Ela foi criada em 1991 para preservar o nome do pesquisador patense que criou o milho híbrido e para homenagear personalidades e instituições que prestaram e continuam prestando relevantes serviços a favor do desenvolvimento da agropecuária, do saneamento e do meio ambiente.

Com o adiamento, a comenda não será entregue durante a Festa Nacional do Milho, como acontece tradicionalmente todos os anos. O Governador Fernando Pimentel já havia confirmado a presença na cidade. A nota diz que o adiamento foi devido à falta de combustíveis em vários municípios, incluindo Patos de Minas.
O manifesto dos caminhoneiros afetou praticamente toda a população brasileira. Além de atingir diretamente os motoristas que precisam de combustíveis para se locomoverem, vem afetando empresas de entregas e vários outros setores. O governo havia anunciado um acordo, mas os bloqueios continuam nas rodovias. Na tarde desta sexta, o Presidente Michel Temer deu ordem ao Exército para que se faça a desobstrução das rodovias.