Comerciantes e moradores estão colocando o lixo fora do horário predetermiando.

Uma portaria publicada em 2015 estabelece horários para a coleta de lixo no hipercentro de Patos de Minas. A medida foi adotada para evitar que os caminhões de coleta atrapalhassem o trânsito nos horários de maior movimento e também para contribuir com a limpeza da cidade. O problema é que comerciantes e moradores não respeitam os horários predeterminados.

A portaria estabelece que a coleta de lixo do hipercentro de Patos de Minas seja feito após as 19 horas. Os comerciantes devem colocar o lixo para fora somente após as 18 horas, para evitar que a sujeira fique espalhada pelas calçadas.  Mas sem fiscalização, o desrespeito aumenta e a cada dia a cidade fica mais suja.

O presidente do Conselho Integrado de Meio Ambiente – CIMA – Ivanildo Alves – percorreu uma pequena parte do centro da cidade durante a tarde e encontrou diversas irregularidades. Segundo ele, além de uma infinidade de sacos de lixo colocados nas calçadas fora do horário, também há materiais de construção depositados sobre os passeios atrapalhando o trânsito de pedestres.

A reportagem do Patos Hoje também percorreu a região central de Patos de Minas na tarde dessa quarta-feira (01) e constatou que os horários estabelecidos na portaria não estão sendo cumpridos. O maior desrespeito ocorre justamente na rua Major Gote, a principal e mais movimentada via da cidade.

De acordo com o setor de fiscalização de posturas da Prefeitura de Patos de Minas, será feita uma ação no centro com o objetivo inicial de orientar comerciantes e moradores sobre a legislação vigente e assim coibir a prática, ainda na próxima semana. Se houver a persistência do ato, haverá uma fiscalização com notificações e, posteriormente, aplicação de multas.