O homem decidiu expor sua produção nas redes sociais. ( Foto: Divulgação/Internet )

A pena de três a 12 anos de reclusão e mais uma multa prevista no Código Penal para quem falsifica dinheiro não foram suficientes para inibir um internauta. Tanto que ele decidiu expor sua produção nas redes sociais e tem até mesmo feito publicidade para comercializar as notas falsas. O caso foi denunciado à polícia.

“’Notas fake de ótima qualidade, perfeitas, de alto relevo, 95% de qualidade, confeccionadas em papel moeda’’, diz o anúncio. A publicação leva a entender ainda que as cédulas possuem marca d’água e fita holográfica e que conseguem passar pelo teste da luz e da caneta. O autor da publicação é um homem que se identifica como Higor Silva. Existe inclusive um número de telefone para quem deseja comprar as notas falsas.

Embora a falsificação de moeda seja um crime federal, a redação do Patos Hoje decidiu entrar em contato com a Polícia Civil de Patos de Minas. O delegado regional, Luiz Mauro Sampaio, alertou que o anúncio pode se tratar também de um golpe. ‘’A pessoa que compra dinheiro falso, se não receber a mercadoria vai reclamar com quem’’, alertou o delegado.

Além disso, o Código Penal estabelece pena também para quem promove a circulação de dinheiro falso. A pena é a mesma, de três a 12 anos de reclusão. Mesmo as pessoas que tenham recebido moeda falsa de boa fé e, depois de conhecer a falsidade, a coloquem em circulação, recebe pena de seis meses a dois anos de detenção.

Nesta época do ano em que a movimentação no comércio aumenta em decorrência das compras de Natal, a circulação de moeda falsa também aumenta. Neste caso, a investigação será encaminhada para a Polícia Federal.