Nessa quarta-feira (11), a atual administração decidiu retirar o cercamento e liberar a praça para o público.

Moradores da região central de Patos de Minas finalmente podem voltar a frequentar a Praça Abner Afonso. A espera durou mais de um ano. Entre paralisações e atrasos, esse foi o tempo usado pela empresa contratada pela obra para concluir a restauração. Cerca de meio milhão de reais foi investido na obra.

A Praça Abner Afonso, antiga Praça do Bionicão, já foi ponto de encontro da juventude em Patos de Minas. No ano passado, o Governo Federal liberou recursos para a realização de melhorias do espaço público. O convênio de aproximadamente R$  450 mil previa o nivelamento e substituição do piso, projeto paisagístico, irrigação e iluminação de led.

A empresa que venceu a licitação iniciou as obras em dezembro, com previsão de término em quatro meses. Mas o serviço atrasou e o ex-prefeito Pedro Lucas não pode inaugurar a obra. Nessa quarta-feira (11), a atual administração decidiu retirar o cercamento e liberar a praça para o público, mesmo sem inauguração.

O projeto recebeu críticas dos mais saudosistas e também elogios. A qualidade do serviço executado também foi questionada. A principal reclamação, no entanto, foi com relação à posição dos bancos e o projeto paisagístico que oferece pouca sombra durante o dia. À noite, com o forte calor dessa quarta-feira, os moradores aproveitaram a novidade.

Aos 90 anos, a dona Querubina Bontempo Barcelos desceu do apartamento bem em frente para aproveitar a nova praça. Outros moradores da região central também pararam para aproveitar.

Autor: Maurício Rocha