UTI Neonatal Hospital São Lucas. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

Pelo menos cinco recém-nascidos estão internados no Hospital Regional de Patos de Minas a espera de vagas em uma UTI Neonatal. A denúncia chegou a redação do Patos Hoje e foi confirmada por autoridades de saúde do município. A secretária municipal de saúde, Denise Fonseca, passou a manhã em reuniões em busca de uma solução para o problema.

O Hospital São Lucas dispõe de uma ampla UTI Neonatal com cerca de 20 vagas credenciadas pelo SUS. A Unidade recebe paciente de várias partes do Estado através de Central de Regulação do Governo de Minas. Mas a direção do hospital estaria se negando a receber os recém-nascidos internados no Hospital Regional, mesmo tendo vagas disponíveis.

O problema já ocorreu outra vez. Em dezembro do ano passado, o promotor de justiça, Paulo César de Freitas acionou a Justiça para garantir o atendimento de cinco bebês que corriam risco de perder a vida por falta de uma UTI Neonatal. A Justiça concedeu liminar e obrigou o hospital a receber os recém-nascidos sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Esta semana, o problema voltou a ocorrer. A denúncia que chegou ao Patos Hoje é de que o hospital estaria se negando a receber os bebês por falta de insumos e medicamentos. A reportagem do Patos Hoje procurou a Gerência Regional de Saúde e foi informada que o órgão estava buscando vagas para os recém-nascidos com risco em outros regiões do Estado, mas sem sucesso até a manhã desta quinta-feira (21).

Além dos cinco bebês internados em situação de risco e necessitando de vaga em UTI Neonatal, havia mais gestantes em situação de risco em  trabalho de parto no Hospital Regional. O Patos Hoje também procurou a Secretaria Municipal de Saúde. A titular da pasta, Denise Fonseca informou por telefone que estava reunida nesta manhã tentando uma solução para o problema.