Em entrevista ao programa Contraponto do Patos Hoje nessa quarta-feira (23), o delegado regional Luiz Mauro Sampaio falou sobre as investigações em torno do acidente entre a van e o caminhão verdureiro na BR 365 que tirou a vida de 12 pessoas. A batida aconteceu na madrugada de domingo (20) e teve repercussão nacional. O delegado reafirmou que a presença do galho de árvore na pista foi fator decisivo para que o acidente ocorresse.

A faixa de domínio da BR 365 estava sendo consumida por uma queimada. O fogo atingiu o tronco de uma árvore que caiu e os galhos ocuparam parte da  BR 365 – no km 373. Ao se deparar com a pista obstruída, o motorista da Van desviou, atingiu a pista contrária e acabou batendo de frente com o caminhão. Segundo o delegado, a investigação está levantando outras questões.

Luiz Mauro explicou que a documentação da Van estava regular, mas com algumas situações quem chamaram a atenção. Segundo ele, faltava uma autorização junto aos órgãos de trânsito que venceu há algumas semanas e não foi renovada. Além disso, o motorista que estava dirigindo a Van no momento da batida não era o motorista credenciado para aquele veículo. O delegado explicou que mudança de motoristas pode ocorrer em caso de força maior, o que também será alvo de investigação.

O delegado regional falou também sobre o número de passageiros na Van. Segundo ele, por causa da pandemia, os veículos de passageiros devem trafegar com metade da capacidade e, neste caso, o veículo estava lotado. Luiz Mauro esclareceu ainda que foram feitas coletadas de amostras de tecidos nos motoristas para realização de testes toxicológicos e de alcoolemia.

No momento da batida  a Van estava devagar, a uma velocidade de 60 km/h. O tacógrafo do caminhão ainda não foi periciado. As investigações estão apenas no início e o delegado regional explicou que ainda é cedo para falar se houve algum culpado pela tragédia.