349669 2216 Ok
Banner Unipam 2017 - Institucional
Publicado em 21/09/2017 por Farley Rocha
Compartilhe:

Surdos fazem manifesto para garantir legenda em espetáculos culturais em Patos de Minas

O ato faz parte de uma Campanha Nacional para incluir a legenda em filmes, peças teatrais e outros eventos culturais.

Vestidos com a camiseta da campanha, eles pediram a inclusão da legenda.

Os surdos de Patos de Minas fizeram um manifesto nessa quarta-feira (20) em Patos de Minas. Eles foram até o Pátio Central Shopping e mostraram a importância da legenda para quem possui a deficiência. O ato faz parte de uma Campanha Nacional para incluir a legenda em filmes, peças teatrais e outros eventos culturais. “Legenda para quem não ouve, mas se emociona”.

Vestidos com a camiseta da campanha, eles pediram a inclusão da legenda. Usando a língua de libras, eles reforçaram o pedido que vai garantir a inclusão dos deficientes em teatros e cinemas. “Direito ao lazer, faz parte da cidadania”, escreveram nas camisetas. Crianças, homens e mulheres participaram do ato. Eles fizeram fotos para divulgar nos veículos de comunicação e nas redes sociais.

A Campanha Legenda Nacional foi criada em 2004. Garantida pela Constituição Federal e pela legislação, a acessibilidade é condição para utilização, com segurança e autonomia, dos serviços, dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoas com deficiência auditiva, visual ou intelectual. “Todas as pessoas são iguais perante a lei”, como diz o texto constitucional.

Os manifestantes receberam o apoio dos lojistas. A campanha reivindica a inclusão da legendagem descritiva em exibições no cinema, televisão, teatros, shows, CDs/DVDs e na internet.

A Assessoria de Comunicação do Pátio Central esclareceu que, de acordo com a legislação os filmes nacionais e estrangeiros exibidos nos cinemas de todo o país, devem ser legendados pelas distribuidoras e dispor de rótulos descritivos, audiodescrição e linguagem de sinais que auxilia os portadores de algum tipo de deficiência na compreensão da mensagem.

Imagens atualizado em 21/09/2017 • 13 fotos

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Autor: Farley Rocha Postado em 21/09/2017
Compartilhe:

16 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • José Eguimar | 2 meses atrás

    estou a favor deles se não entendem e o mais certo

    1 0 Responder

  • Sarah Stephany | 2 meses atrás

    Muito importante saber e conhecer sobre essa cultura , é um mundo totalmente diferente. Recomendo para que todas pessoas tenham ao menos contato , experiência única!

    2 0 Responder

  • Tia Cotinha | 2 meses atrás

    É o capitalismo. Se houvesse conveniência econômica, os filmes eram exibidos com legendas. Ou alguém acha que o cinema vai deixar de gostar de dinheiro dos surdos? Certamente não há demanda. Empresário investe para atender quem é cliente. É uma manifestação político-ideológica ou realmente o povo irá frequentar o cinema? Se compensasse, os cinemas já tinham feito isso há muito tempo.

    3 4 Responder

    Amanda - 2 meses atrás

    Não acho que seja interessante esse tipo de redução economicista. Há demanda não somente no acesso a cultura, mas acesso a sociedade e espaços públicos de forma geral. Se acompanharmos as políticas públicas para pessoas surdas, observamos que muitas delas foram conquistadas por luta política. Acredito que a falta de acesso de pessoas que não se encaixam nos moldes sociais esteja sim atrelado à dimensão econômica, mas não reduz somente a isso. Em um contexto político crítico, onde os direitos sociais estão sendo massacrados, esse tipo de resistência torna-se de extrema relevância! É importante unir forças, não tentar deslegitimar uma luta tão importante!

    0 0

  • Juliana Ferraz | 2 meses atrás

    Apoiados Tem gente tão preguiçosa pra ler filme legendado , e tanta gente precisando de um serviço tão básico de inclusao Filmes dublado é uma bosta

    8 1 Responder

  • Paula Nuriele | 2 meses atrás

    Estou 8 período de Fisioterapia na Fpm, e estamos tendo aulas de libras, é uma linguagem linda, e muito importante. É necessário saber libras.. apoio a causa...

    6 1 Responder

  • Eliane Morgado | 2 meses atrás

    Gladston Rodrigues Rayane Rodrigues Denilson Castro Valquiria Samara

    2 3 Responder

  • Claudiene Araújo | 2 meses atrás

    Eliane Morgado eu quero uma camiseta dessa, como adquirir?

    6 1 Responder

  • Pati | 2 meses atrás

    Gente alguém aí sabe me informar onde oferecem curso de libras???

    3 0 Responder

    Denilson - 2 meses atrás

    Minha amiga é professora. Me chame no zap que te passo o contato 991461613

    2 0

    Eliane - 2 meses atrás

    Na Associação dos Surdos de Patos de Minas, sobreloja do Mercado Municipal. Turma para iniciantes, às quintas feiras, de 19:00 às 21:00

    5 0

    Flávio - 2 meses atrás

    Eliane Morgado Whats App 34.99187.2853

    3 0

    Eliane Morgado - 2 meses atrás

    Na Associação dos surdos, Sobreloja do Mercado Municipal. Turma para iniciantes, quinta feira, de 19:00 às 21:00

    3 0

  • Edinaldo | 2 meses atrás

    E quanto à música ao vivo nos bares; o que eles têm a dizer?

    1 17 Responder

    Eliane Morgado - 2 meses atrás

    Se são congênitos ( nasceram surdos) a música( letra) não faz parte da vida deles, sentem a vibração. Se perderam a audição adultos, como eu é simples: eu conheço a musica? Sim! Canto junto.Não? Vida que segue!

    7 0

    Ajuda - 2 meses atrás

    Mi juda meu fiii, eu sei q muitos queriam fazer essa piada mas aqui neh lugar nao

    6 0