349669 2216 Ok
Publicado em 07/12/2016
Compartilhe:

Defesa Civil orienta a população a adotar ações preventivas durante o período chuvoso

A CEDEC orienta os moradores a adotarem ações preventivas durante o período chuvoso e a evitar situações de risco.

Imagem Patos Hoje

Diante de uma previsão de chuvas intensas no mês de Dezembro em todo o Estado e de um volume acima da média para algumas regiões de Minas, como Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC – emitiu um alerta para a população. A CEDEC orienta os moradores a  adotarem ações preventivas durante o período chuvoso e a evitar situações de risco.

A principal medida a ser tomada pela população, segundo a Coordenadoria, é agir rapidamente e com bom senso. “Isto quer dizer que, se está chovendo muito, com descargas elétricas e riscos de inundações, se a pessoa não tem a necessidade urgente de sair de casa, é melhor que aguarde para sair. E, se já estiver na rua, não deve esperar para agir, evitando assim as situações de risco”, diz o tenente Brágio, coordenador da CEDEC.

Segundo Brágio, os principais causadores de ocorrências com vítimas relacionadas à chuva são, nesta ordem, as inundações, os deslizamentos e as descargas elétricas. Em casos de inundação, é preciso sair rapidamente da via e, se possível, dirigir-se a um local mais alto, com maior possibilidade de escoamento da água.  “Se a pessoa estiver de carro e não for possível sair do local, é preferível abandonar o veículo”, completa.

Outra recomendação importante é não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se com doenças como hepatite e leptospirose.

Em locais com risco de deslizamento de encostas, os moradores devem estar atentos a trincas e rachaduras no chão das casas e também nas encostas. “Se houver inclinação de árvores, postes, cercas ou muros, pode ser um indício de que o terreno está cedendo. Neste caso, é preciso pensar na segurança da família primeiro, sair do local e acionar a Defesa Civil”, indica Brágio.

Já em caso de descargas elétricas, estando na rua, a recomendação é nunca se abrigar debaixo de árvores. “Se houver fios de alta tensão no local, afaste-se e, mais importante, procure abrigo em alguma edificação”, ressalta o tenente.

Se estiver em casa, é necessário desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas, afastar-se de janelas e não manusear nenhum aparelho ligado à rede elétrica, em hipótese alguma.

Em caso de perigo, o cidadão deve acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone 199. A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec) também possui um plantão 24 horas, pelo telefone (31) 99818-2400. Nos casos de acidentes com vítimas, ligar imediatamente para Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou para SAMU, pelo telefone 192.

Em Patos de Minas, existem pontos de alagamento na avenida Fátima Porto, na avenida Padre Almir, na rua Barão do Rio Branco e também na rua Tomaz de Aquino e Major Gote. Com relação aos deslizamentos de terra, há risco nos bairro Nossa Senhora Aparecida, e Jardim Esperança. Já as inundações ocorrem com maior frequência nos bairros Vila Rosa e Jardim Paulistano.

Em caso de chuvas, também são emitidos alertas via SMS, quando necessário, para os municípios. A Cedec também auxilia as cidades na homologação e reconhecimento da Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.

Fonte: Agência Minas

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Postado em 07/12/2016
Compartilhe:

1 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • nana | 11 meses, 2 semanas atrás

    Até quando a Avenida Padre Almir vai continuar alagando? O novo Forum já está pronto e como o povo vai entrar lá quando chover???

    0 0 Responder

  • PEDRO PEDREIRA | 11 meses, 2 semanas atrás

    Tipo, o município não faz a parte dele e manda a população se virar na hora da tempestade.

    10 1 Responder