O Decreto Municipal que mantêm milhares de pessoas em casa para evitar o contágio continua valendo.

O pronunciamento do presidente Jair Bolsono em cadeia nacional na noite dessa terça-feira (24) orientando as pessoas a voltarem à normalidade não mudou o posicionamento do Comitê de prevenção ao Coronavírus em Patos de Minas. O Decreto Municipal que mantêm milhares de pessoas em casa para evitar o contágio continua valendo.

Os três Decretos Municipais relacionados ao Coronavírus tem validade até o dia 31 de março. As medidas são duras e interferem na vida de muita gente. As escolas estão sem aula, o comércio está fechado, o comércio ambulante está proibido e muitos serviços estão suspensos. Até mesmo os velórios tiveram o tempo reduzido para 4 horas.

O Decreto é baseado em recomendações da Organização Mundial de Saúde que prevê um caos na saúde, com um número elevado de mortes, se todas as pessoas contraírem o vírus ao mesmo tempo e superlotar as unidades de saúde. A maior preocupação das autoridades de saúde é com a falta de respiradores, uma vez que a Covid-19 causa falta de ar.

Como o presidente da republica, Jair Bolsonaro, não publicou nenhum documento oficial, fez apenas um pronunciamento, o prefeito José Eustáquio disse que vai manter o Decreto Municipal. Ele explicou ainda que o Governo do Estado redigiu um Decreto semelhante ao que foi estabelecido em Patos de Minas e que será votado em breve. Ele entende que é melhor esperar.