A escola preparou um noite de autógrafos.

Os alunos do Centro Educacional Criança Feliz, em parceria com a plataforma Estante Mágica ( www.estantemagica.com.br ), produziram histórias que se transformaram em livros. Para promover as obras das crianças que já se mostraram grandes escritores, a escola montou uma noite de autógrafos no Salão da igreja dos Capuchinhos.

Pais, professores e amigos participaram do evento. De acordo com a diretora Ângela Boaventura, o projeto foi desenvolvido com apoio da Estante Mágica. A plataforma atua em todo o país com projetos pedagógicos que trabalham competências fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e emocional, como curiosidade, criatividade, colaboração, comunicação e análise crítica.

Ela explicou que, dentro de sala de aula, com o auxílio dos professores e envolto na atmosfera do aprendizado, as crianças criaram as histórias escritas e os desenhos para o livro. Totalmente feitos por ele. No dia 30 de novembro aconteceu a noite de autógrafos. Os alunos do 2º período da Educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental receberam seus livros e autografaram para a família e amigos suas obras literárias.

Para abrilhantar a noite, professores e funcionários da escola apresentaram um número artístico que agradou muito as crianças. Os alunos mostraram canções com flauta e percussão corporal e também poesia.

Ângela destacou que foi com muito entusiasmo que as crianças participaram da criação das histórias. “De forma concreta, elas aprenderam o cuidado que devemos ter ao escrever para o outro ler. Foram dias de muito trabalho, mas muito gratificantes. Professores e alunos fizeram grandes descobertas. Ao ler os textos para correção, usamos o dicionário e a internet para saber o significado de palavras usadas pelas crianças”, ressaltou.

A diretora completou dizendo que teve muita alegria ao vê-las discutindo suas histórias, suas sequências e a melhor forma de escreverem suas ideias. “Através das discussões e comentários das histórias percebemos e descobrimos as personalidades, gostos e fantasias das crianças. E isso foi muito bom. Ler é algo que faz parte das nossas vidas todos os dias. Por isso devemos valorizar a leitura e fazer dela um hábito”, ressaltou.

O Centro Educacional ressaltou o quanto é importante para cultivar este hábito. “É oportunizando situações concretas que ensinamos o gosto e o prazer por ler e escrever”, concluiu.

A diretora agradeceu os idealizadores do Projeto Estante Mágica e os professores que com dedicação e paciência motivaram e orientaram as crianças. Os pais também foram lembrados pelo engajamento no projeto escrevendo as biografias e adquirindo, com satisfação, os livros.