Valentina Bernardes Matos e o Pró-reitor do Unipam Renato Borges Fernandes.

Uma garotinha de apenas 8 anos de idade chamou a atenção durante a solenidade de entrega de alimentos para entidades assistenciais promovida pelo Centro Universitário de Patos de Minas na manhã desta terça-feira (18). Na ocasião, também foram doadas cadeiras de rodas que foram trocadas por lacres de latinhas e a pequena voluntária trouxe uma contribuição importante.

Valentina Bernardes Matos aprendeu com o avô que os lacres de latinhas de cervejas, refrigerantes e sucos que muitas vezes são jogados no lixo podem fazer grande diferença na vida de quem mais precisa. Reunidos em grandes volumes, esses lacres podem ser trocados por cadeiras de rodas. No Centro Universitário de Patos de Minas, a Campanha Lacre Solidário já permitiu a doação de mais de 20 cadeiras de rodas.

Nesta manhã, o professor Sandro Ângelo, que coordena a Campanha Lacre Solidário no Unipam fez a entrega de mais duas cadeiras para a Apae de Patos de Minas. Com a adesão da pequena Valentina, o trabalho renderá novos frutos. Valentina conseguiu arrecadar 16 garrafas pet cheias de lacre.

Cada garrafa pet possui cerca de 2 mil lacres de latinhas, sendo que são necessárias 142 garrafas pet para trocar por uma cadeira de roda. Parece muito, mas o exemplo da Valentina mostra que não. Ela está sempre atenta as latinhas usadas em casa, pede aos vizinhos, aos parentes e amigos e sempre que vai a uma festa faz questão de recolher os lacres.

O professor Sandro Ângelo explica que a Campanha Lacre Solidário é da cidade e que toda pessoa pode contribuir. As cadeiras de rodas são doadas para entidades assistenciais e para portadores de deficiência física que não conseguem se locomover.