Mariana de 2 anos e 5 meses foi diagnosticada com leucemia.

Os pais de uma criança de 2 anos e 5 meses estão desesperados em busca de doadores de sangue para ela. A criança foi diagnosticada com Leucemia nesse último domingo (04) e já na segunda feira os pais foram para Belo Horizonte buscar tratamento para a criança. Agora, eles precisam de doadores de sangue uma vez que ela precisa realizar várias transfusões em razão do tratamento. Segundo o pai, ela já iniciou a quimioterapia e ainda não é necessário da doação de medula.

Nossa reportagem conversou com o Afonso Machado Coelho, pai da Mariana Reis Machado de 2 anos e 5 meses e ele relatou que tudo começou quando a filha começou a sentir dores de garganta. Segundo ele, nas primeiras consultas os médicos suspeitaram de sinovite, que é a inflamação da membrana sinovial, um tecido que reveste a parte interna de algumas articulações, e pode acontecer no pé, tornozelo, joelho, quadril, mão, punho, cotovelo ou ombro. Entretanto, com o passar dos dias, os pais perceberam que ela estava com muita dificuldade de locomoção e também de movimento nos braços. “Ela queria só colo e foi ficando triste até que chegou um ponto que ela já não conseguia mais andar” disse o pai.

Foi aí que os pais foram a um Hospital Particular e os médicos perceberam que a criança tinha todos os indícios de estar com leucemia. Sem pensar duas vezes, Afonso contou que conseguiu levar a filha para um hospital em Belo Horizonte onde ela segue internada e inclusive já iniciou o tratamento com quimioterapia. Afonso explicou também que a filha precisa urgentemente de doações de sangue de todos os tipos. Só que as doações de sangue só podem acontecer em Belo Horizonte uma vez que não há ligações entre os hemocentros de Patos de Minas e da capital mineira.

Pensando nisso, a família disponibilizou um ônibus para levar voluntários até Belo Horizonte sem custos. Segundo a amiga da família Mércia Cristina, o ônibus irá sair da Matriz de Santa Terezinha nesta quinta-feira às 04h30. Nós entramos em contato com a Mércia e ela relatou que todas as vagas no ônibus já foram preenchidas e que ainda há nomes na fila de espera para uma próxima oportunidade. “Graças a Deus o ônibus está indo cheio de pessoas e cheio de esperança e com certeza a Mariana irá sair dessa” disse ela.

Nós também questionamos o pai a respeito do transplante de medula, procedimento adotado em situações como a da criança. Ele disse que os médicos decidiram esperar para ver se a quimioterapia e as transfusões surtem efeito. “Essa foi uma questão que nos deixou em dúvida também, mas o médicos ressaltaram que o transplante de medula é realizado em último caso e que por enquanto ela está precisando apenas das doações de sangue” disse o pai.

Quem tiver interesse em deixar o nome na lista de espera para uma próxima viagem a Belo Horizonte a fim de doar sangue para a Mariana, pode entrar em contato com a Mércia pelo telefone 99177-8684 ou com o Afonso no 98861-4626.