Crescimento da APAC impressiona e recuperandos começam a prestar serviços para sociedade

O método APAC economiza dinheiro, tempo e torna a recuperação dos internos muito mais eficiente do que o sistema convencional.

publicado em 12/04/2019, por Maurício Rocha

Os recuperandos seguem uma rotina de atividades que começa às 6h da manhã e vai até às 22 horas. 

Quem vê a estrutura do Sistema Apac de Patos de Minas crescendo dia após dia não imagina que ate muito pouco este terreno estava praticamente vazio. A construção começou ha menos de 10 anos e todo o trabalho foi feito pelos próprios recuperandos. O método APAC economiza dinheiro, tempo e torna a recuperação dos internos muito mais eficiente do que o sistema convencional.

Se ociosidade das pessoas condenadas pela Justiça dentro dos presídios é motivo de crítica da sociedade, no método Apac, o trabalho e um dos pilares de sustentação. Os recuperandos que são levados para a Associação de Proteção aos Condenados seguem uma rotina de atividades que começa às 6h da manhã e vai até às 22 horas e que inclui trabalho, estudo, oração e muita disciplina.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Medic Imagem

Com uma estrutura de cerca de 4 mil metros quadrados construída pelos próprios recuperandos, a APAC de Patos de Minas possui oficinas de marcenaria, serralheira e corte e costura. Tem auditório, refeitório e uma escola que está fazendo toda a diferença. O Hugo Damasceno faz faculdade à distância de dentro da unidade.  

Além disso, os recuperandos da APAC, através de uma parceria entre o Poder Judiciário, Ministério Público e Prefeitura, começam a oferecer mão de obra para a realização de serviços públicos. Eles trabalharam na reforma do IML e já estão atuando na recuperação de vias públicas, que estão tomadas pelos buracos.

Todo o trabalho é voluntário. Eles não recebem salários. Mas as atividades ajudam no cumprimento da pena. Para cada três dias de trabalho, um dia é descontado do tempo da pena. As aulas também contam para a redução da pena. E o método APAC vai muito além. O principal objetivo  aqui é voltado para recuperar a pessoa que foi condenada pela Justiça.

Os resultados são impressionantes. Mesmo custando três vezes menos que o sistema convencional, o método APAC consegue a ressocialização até 90% dos condenados pela Justiça, enquanto no sistema convencional esse percentual não passa de 15%. Isso significa que apenas 10% dos recuperandos da Apac voltam a cometer crimes, enquanto no sistema convencional esse percentual chega a 85%.

Com a crise do Sistema Prisional no Brasil, a APACs vem ganhando força como alternativa para amenizar o problema da reincidência criminal no país. Em Patos de Minas, a APAC recebe 36 recuperandos, mas existem planos para crescer e este número pode passar de 150 em poucos meses. 

Imagens atualizado em 12/04/2019 • 23 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 12/04/2019
Compartilhe:

16 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Areia no doce | 1 semana, 2 dias atrás

    Porque ninguém fala dos familiares das vitimas?

    6 8 Responder

  • Patense | 1 semana, 2 dias atrás

    Sou contra pois esses malas tem muita regalia vários sai dai e no mesmo dia já esta no crime o que adianta ter um lugar desses se os próprios não dão valor ,enquanto isso tem escolas fechadas ,buracos na rua etc. Mas não tem ,que ter um lugar desse pra sustentar bandido por isso que esse pais não vai pra frente ,se fez crime tem que pagar sem dor.

    5 16 Responder

    Zé da quantas - 5 dias, 20 horas atrás

    Se não tiver oportunidade nessa vida todo vão voltar para o crime mesmo, eu apoio a APAC e acredito no trabalho deles , na cadeia bandido come e dorme , na APAC não la tem emprego , cultos religiosos, ninguém fica coçando saco não !

    0 0

  • Abadia | 1 semana, 2 dias atrás

    APAC Amado ao próximo amarás a Cristo, um projeto abençoado e amado por Deus, quero deixar aqui o meu contentamento pela evidência que está a nossa APAC nestes últimos meses. Só Deus e nós envolvidos para testemunhar quanta luta já tivemos para chegar aqui, e não pense que está tudo resolvido, se engana , são muitas as dificuldades, precisamos de parcerias e principalmente de voluntários para levar em frente esta obra abençoada, em que o maior beneficiário é a sociedade. Os interessados em participar desta grande obra por favor entre em contato na própria APAC ou através do e-mail [email protected] .

    20 5 Responder

  • Leonardo | 1 semana, 2 dias atrás

    "Quem não tem pecado atire a primeira pedra!" Acredito muito que as pessoas podem mudar. Projetos de políticas públicas como este só beneficia a sociedade como um todo, pois dá oportunidade ao cidadão de se regenerar, porém nada adiantará se o seio social não der uma oportunidade quando eles saírem dali, pois de nada adianta realizar todo esse trabalho se ao final eles continuarem excluídos da sociedade. A obra não se completa e essas pessoas voltam ao ostracismo!

    15 1 Responder

    Monitorando - 6 dias, 11 horas atrás

    E se um desses internos aí tivesse mandado matar seu filho por sacanagem e sair rindo? O que você faria? Você atiraria a primeira pedra ou guardava ela?

    0 2

  • Lord | 1 semana, 2 dias atrás

    Bom trabalho , é assim que se recupera .

    18 5 Responder

  • Vixi | 1 semana, 2 dias atrás

    Cumbuca que vai bosta ,nunca mais perde a catinga .

    13 26 Responder

  • C.Fc | 1 semana, 3 dias atrás

    Parabéns a todos os envolvidos neste trabalho da Apac tive a honra de conhecer,e fiquei emocionada em ver q o ser humano pode sim mudar ,através do trabalho,disciplina e a fé,não digo religião,mais a fé em Deus.coisa q vi lá dentro em uma reunião e nunca vou me esquecer ,o amor ao próximo e o respeito...Q DEUS esteja sempre com vcs.

    17 2 Responder

  • Ex-recuperando | 1 semana, 3 dias atrás

    " As coisas só tem significado quando nós as conhecemos" Mário Ottoboni Vejo a importância de comentar esta reportagem, porque, através desta obra, mudei minha maneira de ser, agir e pensar. Estes 3 pilares que sustentam a APAC Ministerio Publico; Poder judiciário e Sociedade cível estão de parabéns pelo seu trabalho voluntario. Não vou citar nomes de protagonistas, porque muitos gostam de serem reconhecidos. Outros, fazem do modo certo, e o reconhecimento é dEle. DEUS. VISITE. Ajude de alguma forma, hj não me encontro mais lá, mas sei a necessidade de quem vive nesse mundo. As portas da Apac estão abertas pra quem quiser conhecer. I.X

    36 5 Responder

  • Promotor | 1 semana, 3 dias atrás

    Claro, todo mundo sabe que sistema prisional nao resssocializa ninguem, acho que a unica alternativa de ressocializaçao que tem la sao essas igrejas que ficam querendo fazer a cabeça dos coitados, ai quanto mais fraco é o cidadao, mais facil eles entrarem na mente do cara, ai o cara sai e sai da igreja e volta p crime, o individuo tem que recuperar com o trabalho, com a auto estima, mostrando se util p sociedade e para si.

    11 14 Responder

    indignadoo - 1 semana, 1 dia atrás

    Concordo em parte. o individuo tem que recuperar com o trabalho, com a auto estima, mostrando se util p sociedade e para si. Mas as igrejas fazem a mente deles de uma forma positiva. Falando de DEUS. DEUS é a única forma de uma recuperação verdadeira.

    3 0

  • Justiça com Amor | 1 semana, 3 dias atrás

    Lindo trabalho, estão de parabéns, e oque eu entendo que seja mais interessante é que a maior parte do lucro de tudo isso vai parar nas mãos da sociedade que vai ter mais tranquilidade em seu dia a dia já que os presídios e penitenciais tem seu índice de reincidência altíssimo, sendo nada mais que um ciclo vicioso onde o preso chega e sai cada vez pior, a APAC é uma utopia se transformando em realidade, não conheço o trabalho pessoalmente mas em breve quero fazer uma visita e quero arrastar o máximo de pessoas que eu consegui para ir comigo, boa sorte APAC, que vocês sejam cada vez mais forte em prol do bem de todos :heart:

    27 5 Responder

carregar mais comentários